Wednesday, 04 de August de 2021 10:14
93 99192-6623
Geral Pará

Detran retoma projeto para reduzir o número de acidentes no Pará

Projeto já percorreu 64 municípios desde 2019 e nesta sexta-feira (11) esteve na orla de Icoaraci, orientando condutores, ciclistas, motociclistas e pedestres

12/06/2021 13h30
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: arquivo/Detran
Foto: arquivo/Detran

Educar a população sobre comportamento seguro no trânsito é o objetivo do projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, que começou a ser realizado na noite desta sexta-feira (11), em Belém. A ação é coordenada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e tem como meta reduzir os índices de acidentes e mortes nas vias e rodovias do estado. O projeto se iniciou em 2019, percorrendo 64 municípios, e foi retomado este mês nos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Cerca de 40 servidores de educação e fiscalização do Detran realizaram ação educativa conjunta no distrito de Icoaraci, onde ainda é alto o registro de imprudências. Durante a ação, os agentes abordaram condutores, ciclistas e pedestres, entregaram informativos com dicas de segurança e conversaram com a população sobre a importância de preservar a vida no trânsito.

“O objetivo é orientar sobre as regras de trânsito, em especial, a população da Região Metropolitana, que ainda apresenta aumento do número de acidentes. Queremos intensificar essas informações para reduzir significativamente o índice de acidentalidade”, explicou o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

Segundo ele, o uso de celular, a ingestão de bebida alcoólica ao dirigir, assim como o não uso do capacete, são os principais fatores de risco no trânsito observados na RMB. A coordenadora de educação do Detran, Isabella Nunes, informa que este ano o projeto tem o diferencial de promover as ações envolvendo não apenas a educação, mas também a fiscalização e a engenharia de tráfego.

“Além da orientação educativa, estamos trazendo a fiscalização, para coibir as irregularidades, e a sinalização das vias, formando, assim, o tripé da segurança no trânsito e aumentando a efetividade da ação”, detalha.

APROVAÇÃO

A população aprovou a iniciativa. O servidor público Kleber Vilhena estava passeando pela orla de Icoaraci com a namorada quando foi abordado pela equipe do Detran. O casal recebeu o material informativo e aceitou realizar o teste educativo do etilômetro.

“Hoje, somente ela está bebendo porque sou eu que vou dirigir. Infelizmente, nem todos têm essa consciência, aí vem os acidentes. Isso mostra o quanto esse trabalho educativo do Detran é excelente, principalmente porque comprova que a educação sem repressão também pode ter um efeito positivo”, comentou Kleber.

O projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará na Região Metropolitana de Belém segue até o dia 03 de julho em diversos bairros e pontos turísticos de Belém, e também em áreas da Cidade Nova, em Ananindeua.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 09h59 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 32°

32° Sensação
4 km/h Vento
84% Umidade do ar
67% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Friday (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.