Sábado, 19 de Junho de 2021 02:46
93 9192-6623
Pará Transporte irregular

Alunos ribeirinhos são transportados de forma irregular em Porto de Moz

O município foi notificado pela Capitania dos Portos

10/06/2021 17h02
Por: confirmanoticia
Reprodução Vale do Xingu
Reprodução Vale do Xingu

Alunos estariam sendo transportados de forma irregular, em Porto de Moz. O flagrante levou a Capitania dos Portos a notificar uma empresa prestadora de serviços no município.

O registro feito pelos próprios alunos mostra como parte dos estudantes é transportada, mas segundo consta no portal da transparência do governo municipal, o transporte público deveria ser feito por lanchas e barcos como mostra o documento com uma solicitação da Secretaria de Educação do Município.

Durante uma ação no rio Xingu, dentro do território de Porto de Moz, os militares encontraram alunos sendo transportados de forma insegura, colocando em risco a vida dos estudantes, em sua maioria, crianças e adolescentes.

O contrato firmado pelo município para o fornecimento do serviço tem vigência de 10 meses, e vai custar quase R$2.100.000 aos cofres públicos. Mas, os alunos seguem denunciando a falta de um transporte regular e ainda sem o uso de coletes salva-vidas. São em canoas, que eles seguem até as escolas.

Em um vídeo, o piloto admite que a canoa está apresentando problemas e que segundo ele, já foi informado ao responsável pelo transporte.

Porto de Moz é um dos municípios da região com maior percentual de seu território composto por áreas alagadas. Mais da metade do município é formado por comunidades ribeirinhas e pela Reserva Extrativista Verde Para Sempre, onde vivem famílias e estudantes de dependem dos serviços fornecidos pelo poder público.

A empresa contratada para fazer o transporte dos estudantes negou que tenha sido notificada pela Capitania dos Portos, em nota, a empresa informou ainda que segue fornecendo o serviço contratado pela prefeitura, sem nenhuma interrupção. Um documento encaminhado pela Capitania dos Portos orienta o município sobre as regras do transporte conforme norma estabelecida pelo ministério da educação, situação bem diferente dos flagrantes registrados pelos próprios alunos.

Confira a reportagem completa:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto de Moz - PA

Porto de Moz - Pará

Sobre o município
Porto de Moz é um município brasileiro do estado do Pará. Em 1758, foi criado o Município pelo governador e capitão-general Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Características geográficas Área total [3] 17 422,876 km² População total (IBGE/2016)39.246 habitantes
Altamira - PA
Atualizado às 02h40 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

23° Sensação
7.7 km/h Vento
92.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.