Sábado, 19 de Junho de 2021 02:26
93 9192-6623
Geral Pará

Pela terceira vez em 2021, Pará registra 24 horas sem registros de crimes violentos letais

Os dados de junho vêm consolidando uma queda na criminalidade já constatada em abril e maio, em todo o território paraense

10/06/2021 08h20 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Imagem Ilustrativa/ Arquivo Vale do Xingu
Imagem Ilustrativa/ Arquivo Vale do Xingu

Pela terceira vez este ano, o Pará não registrou nenhum crime violento letal intencional (CVLI), que reúne homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os dados foram aferidos entre meia-noite e 23h59 de terça-feira (08), nos 144 municípios, e consolidados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), que acompanha os índices de criminalidade no território paraense. A divulgação, nesta quarta-feira (09), coube à Secretaria de Estado Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Os dados de terça-feira refletem uma realidade já constatada em abril, mês considerado o melhor na linha histórica desde 2010, tanto na Região Metropolitana de Belém quanto no restante do Estado, e também em maio, que igualmente apresentou importante declínio na criminalidade, com 24 horas sem registros de CVLI.

Nesta primeira semana de junho, entre os dias 1º e 8, no Pará houve queda nos índices de 48,5% em relação ao mesmo período de 2018. Já no acumulado, de 1º de janeiro a 8 de junho, o percentual de declínio em relação ao mesmo período de 2018 é de 45,8%.

Desafio diário- Resultado do empenho das forças de segurança, integrado ao trabalho de inteligência e ao volume de investimentos, a redução da criminalidade é um desafio diário enfrentado pela Segup, afirma o titular da Secretaria, Ualame Machado.  Em sua avaliação, o ano vem registrando queda dentro de um quadro de estabilidade adquirido nos últimos dois anos.

“Nós tivemos o que chamamos de dia zero, que é um dia sem registro de crimes violentos letais intencionais em todo o Estado. Algo que era, de fato, inusitado até poucos anos atrás. Para se ter ideia, a média diária de CVLI no Estado era de 12 por dia até 2018. A partir daí, nós conseguimos baixar para metade dessa média, e mesmo assim conseguimos dias em que os dados apontam zero, ou seja, nenhuma ocorrência dessa natureza”, ressaltou Ualame Machado.

Segundo o titular da Segup, os dados são fruto de um trabalho integrado, do empenho das forças de segurança e de todos que estão nas ruas trabalhando diariamente para manter a segurança da população. “Sabendo também que há muito a ser feito, até porque a cada crime que ocorre nós temos o dever de apurar, e também de evitar os demais. Entretanto, é o indício do caminho correto. Pela terceira vez alcançando o dia zero em 2021, algo praticamente impossível de acontecer a poucos anos atrás quando se pensava no Pará”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 02h19 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

23° Sensação
7.9 km/h Vento
90.9% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.