Sábado, 19 de Junho de 2021 03:28
93 9192-6623
Geral Pará

Semana do Meio Ambiente promove plantio de de árvores em escola pública

A ação de conscientização ambiental ocorreu no bairro da Cabanagem, um dos Territórios pela Paz na capital paraense

10/06/2021 08h20
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), promoveram nesta quarta-feira (09), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Nagib Coelho Matni, no bairro da Cabanagem, em Belém, selecionada pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz), o plantio de 10 mudas de ipê-amarelo e pau-preto.

A programação deu continuidade à Semana do Meio Ambiente, que tem como tema Caminhos para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia, e contou com a participação da diretora e de alunos da escola, além de servidores do Ideflor-Bio e da Semas. Houve ainda a entrega do Cantinho verde, tudo com o objetivo de despertar a comunidade para a importância da árvore em pé e sensibilizar para a necessidade de arborização das áreas urbanas.

"Esta escola foi escolhida de forma estratégica porque o bairro da Cabanagem compõe o Programa TerPaz, e aqui já tem um paisagismo muito bonito. Hoje, a gente fez esta mobilização com as crianças e a comunidade para continuar com este diálogo", disse Deiliany Oliveira, técnica em Gestão de Ambiente do Ideflor-Bio.

Contato com a natureza- O Projeto Cantinho Verde foi apresentado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), dentro do Programa TerPaz. A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). 

“Os Cantinhos são espaços aconchegantes dentro das escolas, onde os alunos podem ter seu momento de lazer em contato com a natureza, e aproveitamos essa semana alusiva ao meio ambiente para fazer uma força-tarefa entre Semas, Emater, Seap e Sedap e entregarmos o Cantinho Verde, além do plantio. É uma comunidade escolar considerável. Hoje os alunos estão aqui para fazer parte deste plantio porque consideramos que é fundamental este pertencimento, para que eles preservem e olhem melhor para este espaço, porque é deles”, ressaltou Andréia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas.

Segundo Ivanilda Vieira, gestora do TerPaz na Cabanagem, “hoje é um dia muito importante para nós, para o Programa Territórios pela Paz, porque nós estamos em sete territórios, e são justamente os que apresentam maior vulnerabilidade social. A educação está dentro de uma das prioridades do Programa. E a educação básica representa esta escola. Este Cantinho Verde é muito importante para os alunos, para que eles possam ter consciência a respeito do meio ambiente e da importância para a vida de cada um de nós, e assim possam começar a valorizar o meio ambiente”.

O objetivo é a valorização e o pertencimento do aluno e da comunidade para as atividades do Território. Como o TerPaz é uma política pública do Estado, as secretarias são parceiras do Programa. Cada secretaria tem sua atividade. Semas e Ideflor-Bio se responsabilizaram pelo plantio na escola.

Contribuição- "A nossa escola já era arborizada, mas não tinha o paisagismo que está sendo feito hoje. Esta ação traz uma contribuição muito grande para a escola, professores e alunos. Nós já estávamos trabalhando há tempos com ações que envolvem educação ambiental em nossa escola. Isto traz uma energia muito grande, e é muito importante para a escola e para os nossos alunos", disse a coordenadora escolar Sônia Batista.

A estudante Evelyn Karina também destacou a importância da educação ambiental para as escolas. “Eu acho que todas deveriam aderir a este tipo de atividade, pois é excelente para a gente se comunicar com o meio ambiente. Plantar uma muda é maravilhoso. Sentimos muita falta das árvores, das plantas, por conta do calor também”, acrescentou.

“Eu achei muito importante participar deste plantio de mudas porque a gente mora numa área muito urbanizada e precisa muito deste plantio. Incentivar os alunos e as crianças a plantar cada vez mais árvores é necessário, pois precisamos delas para sobreviver”, disse Gabriel de Sá da Silva, aluno da Escola Professor Nagib Coelho Matni.

Por Patricia Madrini (IDEFLOR-BIO)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 03h20 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

23° Sensação
7.7 km/h Vento
92.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.