Sábado, 19 de Junho de 2021 03:10
93 9192-6623
Brasil Dia da Imunização

Hoje é comemorado o dia nacional da imunização

A data marca também a imunização de outras doenças que estão apagadas pela massificação do coronavírus

09/06/2021 07h23
Por: confirmanoticia Fonte: Com informações Wordl Health Organization
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Diante das mazelas existentes no planeta, houve a necessidade da criação de vacinas para garantir proteção à população. Isso é possível devido a estudos ininterruptos de cientistas e pesquisadores que trabalham para descobrir como prevenir. Há mais de um ano na pandemia, com a descoberta de vacinas contra a Covid-19, o país celebra em 09 de junho, o Dia Nacional de Imunização.

 

Mas a data marca também a imunização de outras doenças que estão apagadas pela massificação do coronavírus, como a importância de estar imunizado contra a gripe, o sarampo, a caxumba e outras enfermidades que podem ser evitadas se o cidadão for vacinado. 

Em tese é tudo muito simples, vacinas contêm partes enfraquecidas ou inativadas de um determinado organismo (antigénio) que desencadeia uma resposta imunitária do corpo. 

Algumas vacinas requerem várias doses, separadas por semanas ou meses. Isso, por vezes, é necessário para permitir a produção de anticorpos de longa vida e o desenvolvimento de células de memória. Dessa forma, o corpo fica treinado para combater o organismo causador da doença específica, reforçando a memória do agente patogénico, para o combater rapidamente, numa eventual exposição futura. 

No Brasil, quem gerencia as campanhas de vacinação é o Ministério da Saúde que criou um calendário com datas especificas ao combate a determinada doença. É o ministério que envia as doses de imunização aos estados. E para sentir menos os impactos das doenças é necessária a conscientização sobre a importância em se imunizar.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 03h00 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

23° Sensação
7.7 km/h Vento
92.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.