Sábado, 19 de Junho de 2021 02:21
93 9192-6623
Pará Meio ambiente

Maio apresenta aumento histórico em desmatamento

Pará volta ao topo da destruição da floresta na Amazônia Legal

08/06/2021 09h40
Por: confirmanoticia
Pará lidera ranking de desmatamento da Amazônia no mês de maio — Foto: Reprodução / Polícia Civil
Pará lidera ranking de desmatamento da Amazônia no mês de maio — Foto: Reprodução / Polícia Civil

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgou alerta sobre o desmatamento no mês de maio. Segundo órgão federal, o Pará voltou ao topo de quem mais desmata na Amazônia Legal e Altamira é o município que mais derrubou floresta no mês de maio.

 

Segundo o órgão federal, em apenas 28 dias de maio houve a destruição de uma área de 1.180 km². Um aumento no desmatamento de 41% quando se compara ao mesmo período do ano passado. Os números são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, do Inpe.

 

O Pará foi responsável pela destruição de 36% dessa área. O estado do Amazonas em segundo com 24% e o Mato Grosso com 20%. O município de Altamira, no sudoeste paraense é o que mais desmatou, de acordo com o Deter. Uma área de 104 km² foi derrubada. Novo Progresso e Itaituba, também no sudoeste do Pará, estão entre os cinco territórios afetados.

 

Foi no mês de maio que o Ministro do Meio Ambiente juntamente com o então presidente do Ibama e ICMBio estiveram na região acompanhando as operações realizadas pelas agências ambientais com apoio da tropa da Força Nacional de Segurança Pública. Houve apreensões e embargos de áreas desmatadas.

 

O tempo de estiagem quando chove pouco na região aumenta a preocupação. Esse período é o que há facilidade da entrada de criminosos no meio da floresta para a derrubada. Com isso, a tendência dos números é só crescimento. Para os pesquisadores do Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente, a Amazônia precisa de mais ações para combater os ilícitos na floresta.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 02h19 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

23° Sensação
7.9 km/h Vento
90.9% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.