Sábado, 19 de Junho de 2021 03:41
93 9192-6623
Geral Pará

Inclusão e pluralidade são metas do novo reitor e da vice-reitora da Uepa

Os professores Clay Chagas e Ilma Pastana assumem a gestão da instituição para o quadriênio 2021-2025

08/06/2021 09h21
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

O governador Helder Barbalho, ladeado pelos novos gestores da Uepa e de outras autoridades na solenidade de posse
O governador Helder Barbalho, ladeado pelos novos gestores da Uepa e de outras autoridades na solenidade de posse - (Foto: Nailana Thiely / UEPA)
Os professores Clay Anderson Nunes Chagas e Ilma Pastana Ferreira foram empossados, respectivamente, nos cargos de reitor e vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), para o quadriênio 2021-2025, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (07), no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém. Após a obtenção de 51,7% dos votos na eleição para os cargos, realizada no último dia 13 de maio, o professor Clay Chagas, doutor em Desenvolvimento Socioambiental, e a professora Ilma Pastana, doutora em Enfermagem, ocuparam o primeiro lugar na lista tríplice encaminhada ao governador Helder Barbalho, que os nomeou em decreto publicado no dia 31 de maio, no Diário Oficial do Estado (DOE).
Helder Barbalho afirmou que
Helder Barbalho afirmou que "não podemos fazer das distâncias um obstáculo para os sonhos, e que possamos sonhar juntos a democratização do ensino - (Foto: Nailana Thiely / UEPA)

Na cerimônia, o governador Helder Barbalho destacou a parceria entre o governo do Estado e a Uepa durante a gestão do ex-reitor Rubens Cardoso, e afirmou que “cabe ao governo do Estado e à Universidade do Estado Pará assegurar o acesso ao ensino superior aonde ainda não chegou”.

“Não podemos fazer das distâncias um obstáculo para os sonhos, e que possamos sonhar juntos a democratização do ensino”, ressaltou o governador, que também se dirigiu aos reitores das instituições federais, enfatizando que, ao contrário do que está ocorrendo no repasse de recursos por parte do governo federal às universidades, no Pará houve aumento de 30% no orçamento da Uepa nos anos de 2019 e 2020.

O reitor da Uepa, professor Clay Chagas, destacou o projeto coletivo que o levou a ser escolhido pela comunidade da Uepa
O reitor da Uepa, professor Clay Chagas, destacou o projeto coletivo que o levou a ser escolhido pela comunidade da Uepa - (Foto: Nailana Thiely / UEPA)

Inovação- Antes de seu primeiro pronunciamento como reitor da Uepa, o professor Clay Chagas inovou ao convidar a professora Ilma Pastana a se pronunciar, quebrando um protocolo que prevê apenas a fala do reitor. Ao saudar o governador do Estado, a nova vice-reitora disse que jamais havia sonhado em chegar ao cargo, e destacou a participação das mulheres presentes. “Sou enfermeira, sou mãe, sou avó, sou professora, e nesse sentido tenho muita garra para fazer, junto com o nosso jovem reitor, uma gestão dialógica”, afirmou a vice-reitora.

Para o novo reitor, o momento foi de agradecimento à comunidade que confiou no seu projeto para a instituição. Clay Chagas ressaltou o aprendizado proporcionado em sua experiência como vice-reitor, ao lado do professor Rubens Cardoso. “O senhor deve lembrar de um vice-reitor que chegou assustado quatro anos atrás”, disse ele, em tom de brincadeira, ao ex-reitor.

A vice-reitora Ilma Pastana se comprometeu com uma uma
A vice-reitora Ilma Pastana se comprometeu com uma uma "gestão dialógica” - (Foto: Nailana Thiely / UEPA)

Projeto coletivo- Durante o pronunciamento, o novo reitor disse que seu pai faleceu em decorrência da Covid-19 quando a Chapa 3 – Uepa para Toda a Gente - iniciava a campanha. “Mas, àquela altura, não dava mais para voltar atrás e interromper um projeto que já era coletivo”, afirmou o professor, emocionado.

Entre os pontos considerados estratégicos da nova gestão, Clay Chagas destacou a inclusão, a pluralidade e a permanência dos estudantes no ensino superior. “A universidade, de todas as instituições públicas, é a que a gente mais percebe a transformação das vidas. O estudante melhora sua própria condição de vida, de sua família e de todo o entorno”, ressaltou.

O professor Rubens Cardoso, reitor da Uepa de 2017 a 2021, abriu a cerimônia e transmitiu as vestes talares ao reitor empossado, após a secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, ler o termo de posse do novo reitor.

Rubens Cardoso ressaltou que o novo reitor é um especialista, de capacidade comprovada. Ele também destacou ações realizadas na Uepa no período da pandemia, como a antecipação da formatura de novos médicos para atuação na frente de combate à Covid-19 e a participação da instituição no levantamento de dados para o Inquérito Epidemiológico do Estado.

O ex-reitor R<span style=ubens Cardoso destacou as realizações da Uepa para enfrentar a pandemia de Covid-19" width="1000" />
O ex-reitor Rubens Cardoso destacou as realizações da Uepa para enfrentar a pandemia de Covid-19 - (Foto: Nailana Thiely / UEPA)

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, se colocou à disposição da Universidade, como gestor municipal e professor, enquanto o secretário Carlos Maneschy, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, lembrou que os desafios de uma gestão universitária são constantes.

Também participaram da solenidade de posse o procurador-geral do Estado, Ricardo Nasser Sefer; a deputada federal Vivi Reis; a deputada estadual Marinor Brito; as secretárias de Estado de Cultura, Ursula Vidal, e de Educação, Elieth da Silva Braga; o secretário de Estado de Meio e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida; o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, e o vice-reitor, Gilmar Silva; os reitores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e do Instituto Federal do Pará (IFPA), respectivamente Marcel do Nascimento Botelho e Cláudio Alex Jorge da Rocha, e a reitora da Unifamaz, Adriana dos Santos Gorayeb. (Texto: Guaciara Freitas - Ascom/Uepa).

Por Ize Sena (UEPA)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 03h40 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

23° Sensação
7.7 km/h Vento
92.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.