A PF e o Ibama de Altamira apreenderam nesta terça feira (12) um carregamento de peixes ornamentais ameaçados de extinção no aeroporto da cidade .
No total, 487 peixes zebra, como são conhecidos, foram encontrados. A espécie é comercializada por cerca de R$500 a unidade no mercado ilegal. A carga foi avaliada em torno de R$250 mil. Os peixes seriam destinados à Colômbia , Ásia e Europa. Os animais resgatados foram encaminhados para o centro de preservação da UFPA com supervisão do Ibama , de onde será dada a destinação sustentável cabível.
Um homem, foi preso em flagrante e deve responder por crime ambiental, com pena de detenção prevista de um a três anos e/ou multa.
Peixe Zebra
O acari-zebra (Hypancistrus zebra) é uma das espécies endêmicas que vivem na região de Volta Grande, no Rio Xingu. Criticamente ameaçado de extinção, e apreciado como peixe ornamental, sua pesca é proibida.
A espécie não existe em nenhum outro lugar do mundo. Em reportagem ao site Oeco, o biólogo e doutor em zoologia, Fábio Olmos, explica que a Hypancistrus zebra só existe nas corredeiras de Altamira.
(Mayara Freire/ Informações PF)
Assista ao vídeo:
Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 22° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.