Sábado, 19 de Junho de 2021 02:42
93 9192-6623
Altamira Dia Meio Ambiente

Comunidades do entorno da UHE Belo Monte participam de projetos de biodiversidade

Comunidades do entorno da UHE Belo Monte participam de projetos de biodiversidade

04/06/2021 09h18
Por: confirmanoticia Fonte: Assessoria
Foto: divulgação Norte Energia
Foto: divulgação Norte Energia

Neste sábado (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data voltada à importância da conservação dos recursos naturais. Para as comunidades da região conhecida como Volta Grande do Xingu, no sudoeste do Pará, o cuidado com o meio ambiente não é novidade: elas participam de ações desenvolvidas pela Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que contribuem com a conservação da natureza na região do empreendimento.

As ações fazem parte dos projetos de biodiversidade do Plano de Ação Xingu+, proveniente do Termo de Compromisso Ambiental firmado entre a concessionária e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Um desses projetos, que leva em conta a vivência e o conhecimento das comunidades ribeirinhas, é dedicado à ampliação da oferta de alimentos a peixes e tracajás, reforçando a nutrição e manutenção das espécies na região ao mesmo tempo em que gera renda aos moradores, que são capacitados pela Norte Energia para atuar como agentes comunitários.

“Atuar nessas comunidades com o apoio de pescadores, agricultores e pessoas que vivenciam a biodiversidade no dia a dia é fundamental para que entendamos melhor os processos do ecossistema local. Assim, nossas equipes fortalecem suas pesquisas ao mesmo tempo em que os moradores se integram ao trabalho, o que resulta numa troca de experiências fundamental para os resultados que temos alcançado”, destaca o biólogo e coordenador de Fauna da Norte Energia, Roberto Silva.

A meta da Norte Energia para 2021 é levar projetos do Xingu+ às comunidades Mangueiras, Vila Ressaca, Ilha da Fazenda, Kaituká, Pirarara, Maranhenses, Jericoá, Terra Preta, Rio das Pedras e ilhas de Belo Monte – todas localizadas na região da Volta Grande do Xingu.

O coordenador explica como o trabalho ocorrerá na prática e de que forma ele contribuirá para a produção científica do bioma local. “Com o apoio dos agentes comunitários, estamos realizando monitoramentos mensais nas áreas de oferta de alimentos. As ações desenvolvidas poderão resultar em conteúdo a ser tratado em publicações científicas e nas atividades de educação ambiental, além de subsidiar estudos da biologia reprodutiva e alimentar de peixes e quelônios. É o tipo de ação que gera conhecimento e sensibiliza a população sobre a importância da conservação ambiental”, explicou.

Mais ciência

O Xingu+ possui outros dois projetos inovadores no eixo de biodiversidade. Um deles contempla a construção de um laboratório para o desenvolvimento de protocolos de reprodução de peixes das espécies popularmente conhecidas como tucunaré e pacu. A iniciativa, que conta com um aporte financeiro de mais de R$ 12,2 milhões, contribuirá com as ações de repovoamento dessas espécies em 2022.

Outro projeto é focado no desenvolvimento de metodologias de restauração ecológica, com ênfase no aumento de nutrientes para a fauna, e inclui a revegetação de florestas aluviais mediante ações de crescimento e restauração florestal, com investimentos que ultrapassam R$ 4 milhões.

A gerente do Xingu+, Alessandra Guerra, afirma que o plano de ação conta com metas que favorecem a pesquisa e geram conhecimento compartilhado com as comunidades da Volta Grande do Xingu. “A Norte Energia sempre buscou atuar de forma integrada com os moradores das localidades vizinhas a Belo Monte, com projetos que beneficiam não só a comunidade, mas que se refletem em bons resultados para o meio ambiente. Os projetos experimentais do Xingu+ visam potencializar esse bem-estar, com monitoramento constante da biodiversidade e compartilhamento destas informações com a população”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 02h40 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

23° Sensação
7.7 km/h Vento
92.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.