Monday, 02 de August de 2021 10:23
93 99192-6623
Pará Acredite se quiser

Madeireira usava telefone do Ibama em Belém para negociar supercontratos

A informação está no relatório da Polícia Federal que embasou a Operação Akuanduba e envolve o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

27/05/2021 19h37
Por: Jornalismo Fonte: Coluna Olavo Dutra
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Tradelink Madeiras exportou irregularmente 153,5 mil metros cúbicos de ipê e jatobá da Amazônia para os EUA, Bélgica e Dinamarca sem autorização do Ibama, mas negociou alguns contratos com o uso de telefones da sede da Superintendência do Ibama, em Belém. A informação está no relatório da Polícia Federal que embasou a Operação Akuanduba e envolve o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (foto). O relatório cita outra evidência de uma atuação da madeireira dentro do Ibama no Estado, segundo documento produzido pelo adido da FWS na Embaixada dos EUA no Brasil, Bryan Landry.

Casa de Noca

A maior apreensão de madeira da história dos EUA se deveu à ação da autoridade correspondente ao Ibama, a FWS, na sigla em inglês. Documento encaminhado pelas Aduanas de Bélgica e Dinamarca à PF aponta que receberam chamadas da Tradelink “realizadas por intermédio de terminais telefônicos da Superintendência do Ibama no Pará”. As ligações teriam ocorrido durante ações dessas autoridades em relação a cargas de madeira ilegal oriundas do Brasil e registradas por autoridades dos três países.

Jogo aberto

Em uma “entrevista consensual” concedida a integrante da FWS, um representante da Tradelink internacional afirmou que, desde as apreensões de cargas ilegais no exterior, a madeireira “havia colocado alguém no escritório do Ibama em Belém para sentar lá todos os dias e garantir que as remessas fossem liberadas”. Essa evidência foi citada na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que autorizou a Operação Akuanduba.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 10h03 - Fonte: Climatempo
26°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 32°

28° Sensação
16.1 km/h Vento
89% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Wednesday (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.