Monday, 02 de August de 2021 09:09
93 99192-6623
Pará Garimpo

Após protestos Jacareacanga está bloqueada

Equipes de fiscalização enfrentaram protestos durante todo o dia

26/05/2021 18h58
Por: Jornalismo
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O clima é de tensão, em Jacareacanga, Sudoeste do Pará. Desde as primeiras horas desta quarta-feira (26), manifestantes fecharam a cidade e cercaram as equipes de fiscalização.

Os protestos foram organizados durante toda a terça-feira. Moradores disseram que foram convocados a participar das manifestações e comerciantes receberam o aviso para fechar o comércio e engrossar o protesto em defesa da regulamentação do garimpo, na região.

Com uma operação programada para acontecer na região, agentes do Ibama, com apoio da polícia federal, Força Nacional, policiamento ambiental do estado e polícia rodoviária federal já estavam atuando entre os municípios de Placas e Rurópolis, e ao chegar à cidade de Jacareacanga, foram surpreendidos pelos manifestantes. Houve confronto, a polícia precisou usar bombas de efeito moral dispersar a multidão.

Os agentes foram cercados, moradores reclamaram das ações de repressão contra o garimpo, e pediram uma ação mais enérgica da união em apoio a causa.

Com apoio de aeronaves, os agentes sobrevoaram a cidade, e apesar dos protestos, fecharam duas áreas de garimpo. Máquinas utilizadas na extração ilegal de ouro foram destruídas. A ação foi divulgada pelo ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, em uma das suas páginas nas redes socais. Aqui ele mostra um dos garimpos que foi fechado, e comemora o sucesso da operação.

Em outro vídeo ele mostra uma espécie de comércio montado dentro do garimpo, produtos que seriam vendidos aos trabalhadores que se alojam e passam os dias na busca pelo ouro, em áreas na mata.

Foram montados bloqueios na BR 230, e aquela região ficou isolada. A ordem, segundo os manifestantes, é que ninguém entra ou sai da cidade até que a operação seja suspensa. Manifestantes tentaram invadir o hotel onde os analistas do Ibama estavam hospedados e após o tumulto as equipes seguiram para o aeroporto da cidade, que também ficou cercado.

Há relatos de feridos em um garimpo dentro da aldeia Biribá, mas até o momento não houve confirmação oficial sobre mortos. A casa de uma indígena mundurucu também foi alvo de ataques, e o caso é investigado pela polícia. A situação em Jacareacanga e, o avanço do garimpo na região foi destaque na câmara dos deputados em Brasília, a bancada do PSOL articula uma ação coordenada para evitar novos conflitos e proteger as comunidades indígenas.

Em sua fala, a deputada responsabiliza o presidente da república e o ministro do meio ambiente, e pede apoio dos deputados na defesa da floresta.

A operação segue na região, enquanto isso os garimpeiros se organizam, e defendem o direito de explorar legalmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 09h02 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 31°

23° Sensação
15.9 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Wednesday (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.