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Influencers de Altamira contam os desafios de trabalhar com redes sociais

Influencers de Altamira contam os desafios de trabalhar com redes sociais

10/06/2019 14h43 Atualizada há 2 anos
Por: confirmanoticia
Influencers de Altamira contam os desafios de trabalhar com redes sociais

No rol das novas profissões, influencer digital, tornou-se comum nos últimos anos. As redes sociais possibilitaram o surgimento da atividade e cada dia mais pessoas se dedicam a trabalhar na internet. Em Altamira, blogueiras e empresas estão investindo nessa área.

A influencer Amanda Cristina Alves tem 21 anos e começou com um perfil de estudos. Ela estuda para o ingressar em Medicina e passou a divulgar sua rotina. Com isso ela viu o número de seguidores subir e passou a transformar isso em oportunidade de trabalho. “Eu sempre quis ajudar as pessoas a viverem seus sonhos, e por isso eu dividia o meu que é passar em Medicina. Com o tempo comecei a perceber como as mulheres eram rivais entre si, e eu comecei a falar muito sobre isso, sobre união, sobre a importância de acabar com esse conceito de que mulheres tem que ser inimigas, e junto com tudo isso vem empoderamento, aceitação, essa necessidade da gente olhar pra nós mesmas com mais carinho e parar um pouco o julgamento”, conta Amanda.

https://www.instagram.com/p/Bxp0T9Zhb11/?utm_source=ig_web_copy_link

Segundo uma pesquisa realizada em 2018, pelo Instituto QualiBest, com mais de 4 mil internautas brasileiros, 81% dos jovens até 19 anos seguem algum influenciador digital. Destes, 49% já dão mais ouvidos às dicas dos criadores de conteúdo do que aos amigos ou parentes. David Augusto Ximenes de Lima, 24 anos, passou a usar sua conta no Instagram para registrar um desafio de saúde que iniciou em 2018. Ele percebeu o número de seguidores subir e observou ainda que no mercado de influencer de Altamira praticamente não havia homens. “No fim do ano passado fui convidado a participar de um desafio, onde eu teria que praticar exercícios físicos e fazer uma reeducação alimentar para atingir um peso ideal. Aceitei o desafio e passei a utilizar o Instagram como um diário digital”, explica o jovem.

Ele conta que passou a pesquisar cada vez mais sobre o trabalho. “Eu trabalhava como Corretor de Imóveis em tempo integral e passei a trabalhar meio período e investir meu tempo como influenciador digital, e com o tempo foi dando tão certo que hoje trabalho somente com isso”.

Entre as plataformas mais usadas estão Instagram e Youtube. O trabalho parece simples, gravar vídeos, mostrar produtos, ganhar presentes e tirar fotos. Mas por trás de tudo isso existe planejamento, contratos, responsabilidade, tempo, dedicação, produção de conteúdo e diferentes profissionais envolvidos.

Para Amanda, o maior desafio hoje é fazer as pessoas entenderam que o Instagram é seu emprego e como em qualquer emprego tem horário, compromisso e custos. "De amigos e até da família eu ouvia que eu batia perna o dia todo, que ficava só tirando fotos. E muitas empresas querem que a gente divulgue muito além do pacote combinado porque pra eles é só postar", explica.

Para oferecer um trabalho de qualidade, profissionalismo é indispensável. A influencer conta que se tornou MEI – Micro Empreendedor Individual, abriu conta jurídica, procurou um profissional para elaboração dos contratos, além de assessoria e parcerias. “Eu tenho um mídiakit que envio aos profissionais que buscam meu trabalho, nele tem diferentes opções de pacotes para divulgação. Além disso passei a investir em assessoria de conteúdo, dessa forma posso planejar junto com cliente a melhor forma de divulgar e ele ter retorno desse investimento”, explica a jovem.

Segundo David, ele recebe inúmeras mensagens de empresas que querem informações sobre divulgação. “É passado todos os dados importantes como, alcance, impressões, visitas no perfil e postagem, entre outros. Ficam empolgados com os dados, mas alguns na hora de entrar em acordo sobre valores de divulgação acabam querendo pagar apenas com permuta”, conta o influencer.

https://www.instagram.com/p/BxiryLZJNEu/?utm_source=ig_web_copy_link

Segundo David houve ainda outro desafio, ser homem em um universo em que a maioria é mulher. “Fui criticado por diversas pessoas inúmeras vezes por eu ser homem e essa profissão ser titulada somente para mulheres, que davam dicas. Como se nós homens também não nos interessasse em ter uma boa forma e aparência”, desabafa.

Oficialmente catalogados, existem 7500 influenciadores digitais em todo Brasil, segundo pesquisa “Raio-X dos influenciadores digitais do Brasil”, realizada pela Apex. Mas esse número é muito maior quando somados os micro influenciadores (pessoas com 5 a 100 mil seguidores em suas redes). Por terem um engajamento maior e serem mais baratos para as empresas, são uma forte tendência de mercado.

Vantagens de investir em influencers

  1. Grande alcance
    O boca a boca é uma das formas de divulgação mais eficientes que existem. Com a internet, esse processo se intensificou e ganhou abrangência. Mas, como já mencionamos, conquistar uma grande audiência é bastante trabalhoso e exige um grande empenho das marcas.
    Porém, ao firmar parcerias com influenciadores, você consegue levar a sua empresa a um grande número de pessoas. Além disso, esses profissionais da internet conseguem intensificar o boca a boca ao fazer com que os seus seguidores compartilhem informações — levando sua marca a outras pessoas.
  2. Segmentação de público
    É mais fácil desenvolver campanhas de divulgação para um público segmentado do que tentar se comunicar com todo mundo. Afinal, saber com quem se fala e como falar torna suas ações mais eficientes.
    Os influenciadores digitais já possuem sua base de seguidores, desenvolvem conteúdo específico e sabem exatamente qual linguagem utilizar. Ao utilizar esses profissionais em sua estratégia, as marcas conseguem atingir um público específico de maneira eficiente e atrair mais clientes.
  3. Posicionamento da marca
    Conceitos e valores também fazem parte da construção de uma marca. Uma empresa que tenha políticas questionáveis tende a perder clientes e credibilidade. Por outro lado, as companhias que adotem boas posturas conseguem chamar a atenção das pessoas e ganham mais destaque.
    Os influenciadores são conhecidos por suas ideias, opiniões e atitudes. São essas coisas que fazem com que as pessoas se reconheçam nesses profissionais da internet e as sigam. Apostar naqueles que refletem os valores da empresa é uma forma de reforçar o posicionamento da marca.
  4. Credibilidade da empresa
    Além de reforçar o posicionamento da empresa, os influenciadores também contribuem com a geração de credibilidade para produtos e serviços. Esses profissionais conquistaram grande audiência por se tornarem uma autoridade nos segmentos que atuam e, por isso, as pessoas os escutam.
    Associar um profissional considerado respeitável a produtos e serviços é uma forma de transferir confiança e credibilidade ao trabalho da sua companhia. Com isso, gera-se interesse nas pessoas e transmite-se a sensação de confiança e qualidade no trabalho desenvolvido pela marca.
  5. Fidelização e vendas
    Por um lado, os influenciadores conseguem atrair clientes para as empresas, e essa divulgação, quando bem trabalhada, é convertida em vendas. Afinal, você tem uma pessoa de influência defendendo a sua marca e divulgando produtos ou serviços a um grande número de pessoas — e isso tem que impactar positivamente suas vendas.
    De outro lado, essa comunicação atinge não apenas novos consumidores. Antigos clientes também acompanham os influenciadores digitais e escutam o que eles falam. Portanto, ao apostar nessa estratégia de marketing digital, também acontece um trabalho de fidelização, já que há um reforço positivo de imagem.
    Em um mundo no qual as relações de consumo mudaram com a internet, aliar marcas e influenciadores digitais pode ser uma estratégia importante para se destacar no mercado e ampliar a sua base de clientes ao mesmo tempo que fortalece a empresa. (Fonte Airfluencers)

Mayara Freire

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