Baixe o APP vale do Xingu

Domingo, 24 de Outubro de 2021 10:28
93 99192-6623
Meio Ambiente Operação

STF determina afastamento do ministro do Meio Ambiente e presidente do Ibama

Investigação da Polícia Federal apura crimes contra a administração pública

19/05/2021 08h29 Atualizada há 5 meses
Por: Jornalismo Fonte: Polícia Federal
Reprodução/ Twitter pessoal
Reprodução/ Twitter pessoal

A Polícia Federal desencadeou na manhã de hoje, 19/05/21, a Operação Akuanduba, destinada a apurar crimes contra a administração pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando) praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. 

Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo e Pará. As medidas foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal - STF.

Além das buscas, o STF determinou o afastamento preventivo de 10 (dez) agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no IBAMA e no Ministério do Meio Ambiente e a suspensão imediata da aplicação do Despacho n. 7036900/2020/GAB/IBAMA.

As investigações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira.

Operação AKUANDUBA

Akuanduba é uma divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam o estado do Pará. Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem.

Em nota a Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará informou que está "inteiramente disponível para colaborar  com as investigações. A AIMEX atua com a representação do setor para que tenhamos um cenário de absoluta legalidade e de acordo com os princípios da sustentabilidade.

Informa,  ainda, que a madeira produzida e comercializada no Estado do Pará pelos seus associados possui toda a documentação de garantia de legalidade e rastreabilidade, com todas as autorizações exigidas legalmente e outorgas necessárias a essa atividade, desde a sua origem na floresta até o consumidor final que adquire esse produto."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 10h20 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

32° Sensação
13 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.