Baixe o APP vale do Xingu

Sexta, 03 de Dezembro de 2021 13:56
93 99192-6623
Coronavírus Covid-19

Saúde dispara alerta de aproximação da cepa indiana

Secretários de Saúde demonstram preocupação de a cepa furar os bloqueios brasileiros e o risco com o surgimento da P.1, em Manaus, que fez o sistema hospitalar colapsar

17/05/2021 21h27
Por: confirmanoticia Fonte: Com informações CNN
ANDRE COELHO/GETTY IMAGES
ANDRE COELHO/GETTY IMAGES

O Ministério da Saúde disparou um alerta para os três Estados do Sul sobre a aproximação da nova cepa indiana do coronavírus, detectada na Argentina, país que faz fronteira com a região.

Secretários de Saúde demonstram preocupação de a cepa furar os bloqueios brasileiros e o risco com o surgimento da P.1, em Manaus, que fez o sistema hospitalar colapsar, com a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ultrapassando 100% em várias Capitais.

O Governo do Pará repassou o alerta do Ministério da Saúde, enviado aos três Estados do Sul sobre a aproximação da nova cepa indiana do coronavírus, detectada na Argentina, país que faz fronteira com a região.

Secretários de Saúde demonstram preocupação de a cepa furar os bloqueios brasileiros e o risco com o surgimento da P.1, em Manaus, que fez o sistema hospitalar colapsar, com a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ultrapassando 100% em várias Capitais.

Em 10/05, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a variante do coronavírus identificada pela primeira vez na Índia no ano passado passa a ser classificada como sendo uma variante de preocupação (VOC) global, com alguns estudos preliminares mostrando que ela se espalha mais facilmente. A variante B.1.617 é a quarta variante a ser designada como sendo de preocupação global, exigindo maior rastreamento e análise.

Em 13/05/2021, o Ministério da Saúde, através da Rede CIEVS - Vigilância,Alerta e Resposta em Emergências em Saúde Pública, emitiu uma nota de comunicação de risco confirmando a presença da nova variante na Argentina. Os três viajantes entraram no país no dia 24 de abril, e foram encaminhados para realizar o isolamento correspondente a um hotel da Cidade de Buenos Aires. Em 26 de abril, as jurisdições foram notificadas para realizar ações de acompanhamento em contatos próximos. O alerta foi enviado ao CIEVS Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina. 

Considerando o contexto epidemiológico e a necessidade de monitoramento de novas variantes, O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) reforça:

  • Fortalecimento da notificação e investigação de casos suspeitos; 
  • Preenchimento adequado da ficha de notificação com informações detalhadas dos sintomas e identificação da origem do paciente com o objetivo de detectar mudanças no padrão da doença; 
  • Rastreamento de contatos de casos suspeitos de reinfecção; 
  • Atenção dos laboratórios de referências preparados para sequenciamento dos possíveis casos de reinfecção e nova cepa variante da SARS-CoV-2; 
  • Notificação imediata de casos suspeitos de Reinfecção e com relatórios de investigação; 
  • A necessidade de intensificar medidas profiláticas não farmacológicas (distanciamento social, lavagem das mãos e uso de máscara)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 13h53 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

33° Sensação
13 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.