Sábado, 19 de Junho de 2021 03:14
93 9192-6623
Altamira Covid-19

Sintepp cobra imunização para professores

Profissionais teriam sido convocados para retorno presencial

14/05/2021 09h02 Atualizada há 1 mês
Por: confirmanoticia
Foto: reprodução Vale do Xingu
Foto: reprodução Vale do Xingu

A denúncia foi feita ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp). De acordo com relatos professores da rede pública municipal de ensino de Altamira, educadores seriam enviados para as comunidades indígenas e Resex para trabalharem, sem terem sidos imunizados.

De acordo com o decreto Municipal publicado somente aulas remotas estariam autorizadas. A decisão foi tomada como medida preventiva diante da pandemia. Desde do ano passado as aulas presenciais foram suspensas e neste ano de 2021, o ministério da educação permitiu que as aulas remotas fossem contadas como carga horária.

Ainda de acordo com o coordenador do Sintepp, um ofício foi encaminhado à Secretaria de Educação de Altamira, porém nenhuma reposta sobre o assunto foi dada. Informou ainda que o Ministério Público também foi comunicado sobre a denúncia.

O Sintepp segue acompanhando a oferta do ensino remoto direcionado aos alunos da rede pública municipal de Altamira.

A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação do Município (SEMED Altamira), explicou através de nota que “já solicitou para a Secretaria Municipal de Saúde a prioridade da vacinação dos professores, entretanto as vacinas serão aplicadas de acordo com a demanda estabelecida pelo Governo Federal. Apesar disso, o Governo Estadual entrou com um pedido no Ministério Público para que esse pedido seja atendido.

As áreas em questão são áreas que estão resguardadas por serem isoladas da aglomeração dos grandes centros e a Secretaria está agindo com responsabilidade tanto no sentido de resguardar essa população, quanto no de oferecer educação para 449 alunos que foram prejudicados no ano passado e também no sentido de assegurar trabalho para 30 profissionais da educação.

Para que toda a logística ocorresse de forma segura, foi montado um planejamento seguindo as orientações e protocolos de segurança do Ministério da Educação e Cultura - MEC e nesse sentido, a SEMED Altamira reuniu-se com a liderança das comunidades ribeirinhas e decidiu-se seguir os protocolos usados nas escolas indígenas, fazendo o exame/teste da Covid-19 nos professores e isolando-os por 15 dias antes de terem contato com os alunos e com a comunidade, além de munir as Unidades de Saúde de testes do tipo exame rápido, deixar transporte de emergência à disposição, em caso de necessidade. Ressaltamos que agimos de acordo com as deliberações junto às associações que amparam essas populações.

Por entender que essas comunidades não dispõem de acesso à internet, e de toda a distância e logísticas necessárias para levar o ensino a localidades distantes, a SEMED acredita que os esforços devem ser usados para nos unir em favor da educação para todos, sem distinção.

Em suma, reiteramos que todos os protocolos e orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Educação (MEC) foram seguidos à risca.”

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 03h00 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

23° Sensação
7.7 km/h Vento
92.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.