Sábado, 19 de Junho de 2021 04:19
93 9192-6623
Pará Prisão

Suspeito de apoiar exploração em terras indígenas é preso pela polícia

Garimpeiro era procurado pela polícia desde abril

13/05/2021 19h02
Por: Jornalismo
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Gilson Spier, conhecido como Polaquinho foi detido pela polícia às 06 da manhã, em Jacareacanga, sudoeste do estado.

Procurado pela polícia federal desde o mês de abril, quando a PF realizou uma operação em Itaituba, em combate ao garimpo ilegal nas terras indígenas Munduruku. O empresário é apontado como financiador de garimpos, fornecendo apoio logístico e segurança para grupos invadirem as áreas.

As investigações mostraram que ele dava apoio a grupos armados, e mantinha uma rede organizada de exploração na terra indígena. A justiça federal autorizou a captura dos bens do empresário, que teve dois carros de luxo e três helicópteros apreendidos durante a operação da PF, no dia 22 de abril. Com apoio e informações repassadas pela polícia federal, a polícia civil do Pará, através da unidade em Jacareacanga conseguiu efetuar a prisão.

O empresário foi preso em uma propriedade, onde também estava um helicóptero que foi apreendido com autorização da justiça. A transferência para Itaituba já foi autorizada, e ele será entregue a uma equipe da polícia federal.

A prisão é resultado de quase um ano de investigação e ações de combate à exploração ilegal de ouro em terras indígenas. Por causa da invasão a essas áreas, os conflitos entre garimpeiros e índios estão cada vez mais violentos, e vêm sendo denunciados pelo ministério público federal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 04h00 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

23° Sensação
7.4 km/h Vento
93.9% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.