Baixe o APP vale do Xingu

Domingo, 24 de Outubro de 2021 10:09
93 99192-6623
Meio Ambiente Operação ambiental

Operação federal contra desmatamento é realizada no sudoeste do Pará

Ministro do Meio ambiente e os presidentes do Ibama e ICMBio acompanham operação até dia 15 de maio

12/05/2021 09h36 Atualizada há 5 meses
Por: Jornalismo Fonte: Denilton Resque
Reprodução/ Twitter pessoal
Reprodução/ Twitter pessoal

Foi através de uma rede social que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou a chegada ao Pará, para acompanhar operação contra o desmatamento na Amazônia. O desembarque dele e dos presidentes do Ibama e ICMBio aconteceu em Altamira. A operação coordenada pelas agências ambientais conta com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública. A transferência de gabinetes para a região sudoeste do estado segue até dia 15 de maio conforme publicado no Diário Oficial da União. As ações acontecem nesse período nos municípios de Altamira, que é o território com mais destruição da floresta na Amazônia Legal, Uruará, Placas, Rurópolis e Itaituba.

A região sudoeste do Pará abriga os municípios que apresentam os maiores números de desmatamento. Segundo levantamento do Imazon, no mês de março, as áreas mais criticas de destruição foram propriedades privadas e também sob diversos estágios de posse. A operação acontece quase um mês depois que o presidente Jair Bolsonaro prometeu zerar até 2030 o desmatamento na Amazônia. A promessa foi feita ao presidente Norte Americano na ocasião do evento Cúpula de Lideres sobre o Clima. A postura do governo federal diante da agenda ambiental ainda é bastante criticada por especialistas, segundo eles, pode atrapalhar os investimentos internacionais na preservação da Amazônia.

No mês de abril, o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Especiais divulgou números que apontam o avanço no desmatamento, onde o Pará destruiu cerca de 581 km² de floresta, mais que o dobro do território do Recife, capital de Pernambuco. O ministro Ricardo Salles e os presidentes das agências ambientais ficarão no Pará até 15 de maio. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 10h00 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

32° Sensação
13 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.