Domingo, 24 de Janeiro de 2021
93 9192-6623
Pará Aumenta

Aumenta em 32% o número de pedidos de aposentadorias no Pará

Aumenta em 32% o número de pedidos de aposentadorias no Pará

08/06/2019 08h11 Atualizada há 2 anos
1
Por: confirmanoticia
Aumenta em 32% o número de pedidos de aposentadorias no Pará

Em todo o Pará aumentou em 32% o número de pedidos de aposentadorias recebidos nos cinco primeiros meses de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento da procura se deve a desinformação e ao medo das novas regras da Reforma da Previdência, que está sendo discutida no Congresso Nacional.

A endocrinologista, Beatriz Damasceno está há vários anos esperando a análise do pedido que fez para se aposentar. “Dei entrada em 2017 e até agora nada de resposta. Parece-me, pois, minha advogada quem disse, que foi aprovado e talvez agora saia. São quase três anos esperando, tentando me aposentar”, conta.

No Congresso Nacional está em debate uma Emenda Constitucional que vai mudar a forma como a Previdência funciona no Brasil. A proposta prevê uma economia de R$ 1 trilhão de reais aos cofres públicos nos próximos dez anos, mas para isso as regras sobre o benefício precisam mudar.

Nas ruas, belenenses se preocupam e afirmam que não entendem nem como o sistema atual funciona, nem como as novas regras podem afetar seu orçamento na hora da aposentadoria. “São muitas informações, tenho dúvida mesmo. Muita mudança é difícil”, disse uma mulher, enquanto outro paraense questiona: “Ela [ reforma da previdência] vai beneficiar à quem? À classe trabalhadora?”.

Para a advogada Priscila Hohler, quem tem direito ao benefício deve protocolar e dar entrada na requisição de aposentadoria o quanto antes, pois, neste caso, mesmo que a solicitação seja atendida após a aprovação da reforma, esse trabalhador será aposentado pelas regras atuais. Mas quem pedir a aposentadoria após a aprovação das novas regras terá se submeter a elas.

“O que está gerando o desespero do trabalhador e a diminuição da aposentadoria, mas também [desespera] o tempo de contribuição porque ele vai influenciar no valor da aposentadoria, isso já acontece na regra atual, mas na regra que esta sendo avaliada pelo congresso vai piorar em 30% no valor da aposentadoria”, explica.

(G1)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 15h44 - Fonte: Climatempo
32°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

36° Sensação
6 km/h Vento
63% Umidade do ar
83% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias