O balanço com os atendimentos em Senador José Porfírio ainda não foram contabilizados, mas a cidade deve ultrapassar a meta de 300 pacientes atendidos, como aconteceu em Vitória do Xingu.
Pacientes com sintomas leves da covid-19 e com sintomas gripais são o público alvo dessa operação realizada pela fundação que coordena os barcos Papa Francisco e João Paulo II, em parceria com a Sespa.
Na tentativa de desafogar os hospitais regionais e as unidades de referência para atendimento da doença, e ampliar a testagem, a secretaria de saúde do estado fechou parceria com a fundação. Em quatro dias de ação mais de 600 moradores receberam atendimento, quem testou positivo, recebeu kits com medicamentos e orientações sobre como fazer o tratamento.
Equipada, e com tripulação preparada para os atendimentos de saúde, as duas unidades fluviais integram o esforço coletivo na luta contra a covid-19, e desde o ano passado incluíram nos atendimentos às comunidades ribeirinhas os protocolos de combate à doença.
Os números de casos positivos testados nas duas cidades ainda não foi divulgado pela secretaria de saúde do estado, que aguarda o fim da missão em Senador José Porfírio para consolidar os dados. Segundo a Sespa, a 10ª regional de saúde do Xingu registrou até agora 24.634 casos da doença, e 477 óbitos. Segundo a Sespa, Vitória do Xingu tem 1.674 casos confirmados, e 23 óbitos, Senador José Porfírio tem 681 casos registrados, e 15 óbitos.
Mín. 22° Máx. 40°