Sexta, 14 de Maio de 2021 12:43
93 9192-6623
Geral Pará

Seap regulamenta em portaria atuação do Grupo de Ações Penitenciárias

O GAP será uma equipe de elite, treinada com rigor para intervenções em situações extremas no ambiente penitenciário

30/04/2021 07h32 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Agência Pará
Agência Pará

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE), edição de quarta-feira (28), a Portaria n°387/2021, que regulamenta a atuação do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) em ações especiais dentro das unidades penitenciárias do Pará. O GAP será formado por policiais penais concursados, que serão submetidos a um rigoroso processo de seleção e treinamento.

O Grupo será uma equipe de elite, preparada para intervir em casos graves de quebra de procedimento, motim e rebelião, a fim de restabelecer o controle, bem como defender as unidades de eventuais tentativas de resgate. O GAP também terá atribuições multidisciplinares, como avaliar a gestão da unidade penal, com base em altos padrões de administração do sistema penitenciário nacional, que serão repassados durante a capacitação.

Qualificação- O recrutamento será rigoroso e realizado pela equipe da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP/CE). Poderão se candidatar policiais penais concursados com qualificação em cursos e treinamentos especiais, certificados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Seap ou outras secretarias penitenciárias estaduais. 

O titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, explicou o objetivo do GAP no sistema penitenciário. "O Grupo será uma equipe inteiramente profissional formada por concursados, que irá assumir por completo as operações de risco e intervir em situações de crise. O GAP nasce para ser a principal força da Seap e operar dentro dos mais altos padrões de exigência que se espera de uma força de elite”, ressaltou.

A Seap publicará em seu site edital para o curso de formação.

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 12h37 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

33° Sensação
4 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (16mm) Chance de chuva
Amanhã (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.