Sexta, 14 de Maio de 2021 14:44
93 9192-6623
Altamira Coronavírus

Pacientes com comorbidades temem exposição na hora de tomar a vacina

Quem é soropositivo pode tomar a vacina sem precisar informar sua comorbidade. Um documento liberado pelo ministério da saúde e fornecido pelo CTA garante esse sigilo.

28/04/2021 08h48 Atualizada há 2 semanas
Por: confirmanoticia
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Demorou, mas chegou a hora de se imunizar para quem tem alguma comorbidade, e a lista é grande:

• Cardíaca

• Pulmonares crônicas graves

• Cerebrovascular

• Anemia falciforme

• Obesidade mórbida

• Imunossuprimidos

De acordo com a secretaria de saúde, em Altamira, quem tem doença cardíaca; doenças pulmonares crônicas graves; doenças cerebrovascular; anemia falciforme; obesidade mórbida e imunossuprimidos, já podem procurar os postos de saúde.

A imunização para quem faz parte desses grupos, e tem entre 55 e 59 anos começou nesta terça-feira 27 de abril. Os pontos de referência para a imunização são as escolas Dom Clemente Geiger, no bairro Brasília, escola Ulisses Guimarães no bairro Jardim Independente II, e aqui no centro de Eventos, no Anel Viário.

No local a imunização é feita no lado dentro, e também no sistema drive thru, com as pessoas recebendo as doses dentro do carro. Mas, segundo os pacientes essa exposição pode afastar muita gente.

O público que pede mais privacidade é o imunossuprimido, e inclui as pessoas diagnosticadas com HIV. Atendidos no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, em Altamira, local onde eles acreditam ser adequado para a imunização.

Pacientes soropositivo temem que ao procurarem os postos de vacinação acabem sendo expostos por conta dos registros da imunização, por isso pedem sigilo, assim como nas fichas desses pacientes não consta a doença pela qual eles são tratados, apenas uma numeração identificada como CID. Esse número, segundo a coordenação do CTA permite total privacidade a esse público mesmo durante uma campanha nacional de imunização. 

Quem é soropositivo pode tomar a vacina sem precisar informar sua comorbidade. Um documento liberado pelo ministério da saúde e fornecido pelo CTA garante esse sigilo. Aqueles pacientes que estiverem com dúvidas sobre a imunização podem procurar o centro. 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 14h38 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 31°

33° Sensação
4 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (16mm) Chance de chuva
Amanhã (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.