Sexta, 14 de Maio de 2021 13:35
93 9192-6623
Altamira Covid-19

Grávidas e puérperas entram no grupo prioritário da vacinação

ntes disso, as grávidas com comorbidades já estavam inclusas

27/04/2021 16h36 Atualizada há 2 semanas
Por: confirmanoticia
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica orientando que todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto até 60 dias depois do nascimento) sejam colocadas no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. Antes disso, as grávidas com comorbidades já estavam inclusas.

Mas as opiniões sobre o imunizante são divergentes entre as gestantes. Grávida de 34 semanas, a publicitária Stephania Stefanello se sente insegura em tomar a vacina enquanto estiver grávida. “Tantas notícias me deixaram com medo. Teve o caso das trocas de vacina da gripe pela Covid em São Paulo, no início falaram sobre não ter pesquisa pra esse grupo, enfim. Como estou no final da gestação eu vou deixar pra tomar quando minha filha nascer, tenho medo de ter alguma complicação com ela na barriga. Depois, quando estiver com ela no colo vou me sentir mais segura”, explicou. 

Natália está grávida de 37 semanas

Já a jornalista Natália Silva, com 37 semanas, diz não ver a hora de poder ser imunizada.

“Eu achei a notícia maravilhosa, é uma segurança pra nós e para o bebê. Vejo tantos casos de mães ou de recém-nascidos que ficam longe uns dos outros, intubados. E na prática nós enfrentamos dificuldades com as especialidades médicas, reduziram atendimentos tem que ir mais vezes atrás de vaga principalmente se for público, ficamos nos expondo mais”, pontua. 

Segundo a nota do Ministério da Saúde, “com base nas evidências cientificas e dados epidemiológicos disponíveis foi evidenciado que a gestação e puerpério são fatores de risco para desfechos desfavoráveis da covid-19, tanto no que diz respeito ao risco de hospitalização e óbito, mas também em desfechos gestacionais desfavoráveis como parto prematuro, abortamento entre outros”.

Com 20 semanas de gestação, outra mulher, que preferiu não se identificar, contou a nossa equipe que por enquanto não pretender tomar a vacina. “Ficou algo muito incerto sobre as consequências da vacina em gestantes. Sinto falta de mais informações”. 

O documento que faz a recomendação relata ainda que, considerando ainda o momento pandêmico atual no Brasil com elevada circulação do SARS-CoV-2 e aumento no número de óbitos maternos pela covid-19, ficou entendido que, neste momento, é altamente provável que o perfil de risco versus benefício na vacinação das gestantes seja favorável.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 13h18 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

33° Sensação
6 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (16mm) Chance de chuva
Amanhã (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.