Segunda, 25 de Janeiro de 2021
93 9192-6623
Geral Pará

Pará notifica surto de casos de sarampo; Altamira está fora da lista

Pará notifica surto de casos de sarampo; Altamira está fora da lista

05/06/2019 10h57 Atualizada há 2 anos
5
Por: confirmanoticia

O ministério da saúde informou que este ano já foram confirmados mais de 10 mil casos de sarampo, no Brasil 3 estados estão com surtos da doença. Depois de Amazonas e Roraima, o Pará registrou 62 casos da doença até o dia 28 de janeiro.

Dados preliminares de 2018 apontam que 49% dos municípios do país (2.751) não atingiram a meta de cobertura vacinal, que deve ser igual ou maior que 95%. Segundo nota do Ministério, os dados são ainda mais preocupantes nos estados com surto: no Pará mais de 80% dos municípios não atingiram a meta. "Nós temos recebido pessoas de outros países, como venezuelanos, que tem entrado no estado e muitas vezes vem portando esse vírus, e as pessoas nestes estados que não estão vacinas podem contrair o vírus", explica a coordenadora do setor epidemiológico, Marleide Jorge.

Com os casos do vírus pelo país, o Brasil pode perder o certificado de erradicação da doença, “única forma de evitar é com a vacina", reforça a coordenadora. Em Altamira não houve nenhum registro, mas na região teve uma notificação. "Aqui na região, estamos com um caso suspeito em Porto de Moz que está sendo investigado", esclarece Marleide.

(Athaynara Farias)

https://www.youtube.com/watch?v=hBElSNGxaJo

Assista ao vídeo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.