Sexta, 14 de Maio de 2021 14:48
93 9192-6623
Altamira Plantando Vidas

Moradores de reassentamento recebem ação de reflorestamento

O ato fez o plantio de 60 mudas de cupuaçu

27/04/2021 09h59 Atualizada há 2 semanas
Por: Jornalismo
Moradores de reassentamento recebem ação de reflorestamento

Segundo o último levantamento feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, Imazon, em Março deste ano o Pará seguiu como o Estado que mais destruiu floresta, cerca de 35%. Altamira estava no topo da lista e para tentar reverter o problema, o Movimento dos Atingidos por Barragens iniciou a campanha “Plantando Vidas”. Na ação é realizado o plantio de mudas de cupuaçu.

A ideia, segundo o MAB é entregar aos moradores apenas mudas frutíferas originais da Amazônia. Em cada casa eram entregue as mudas. O “Plantando Vidas” é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará, o IDEFLOR-Bio e o Fundo Casa. Ao todo 60 mudas foram doadas aos moradores do RUC Laranjeiras.

“A gente já iniciou com essa campanha há alguns anos, desde quando começaram a aumentar novamente os índices de desmatamento aqui na Amazônia, é uma forma de conscientizar as famílias”, relatou a Elisa Estronioli representante do MAB.

No quintal da Luciana há várias plantas frutíferas, mas faltava a de cupuaçu, que ela também ganhou durante a ação no bairro.

“Meu irmão até me pediu e eu disse “tu não é morador daqui do Laranjeiras”, agora, vou esperar crescer para fazer poupa e chopp, é bom para ganhar uma renda extra”, disse a dona de casa.

A campanha segue em Altamira, o objetivo ainda é plantar 1500 mudas nos próximos dias nas áreas urbanas da cidade.

“As próximas mudas que a gente vai articular no período daqui até o dia do meio ambiente a ideia é que a possamos distribuir em outros reassentamentos, outras comunidades e também em outros municípios da região como Brasil Novo e Vitória do Xingu”, finalizou Elisa.   

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 14h38 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 31°

33° Sensação
4 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (16mm) Chance de chuva
Amanhã (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.