Manifestantes fecharam as rodovias de acesso ao município de Uruará. Cerca de 400 manifestantes fecharam a transamazônica e também a PA-370, conhecida como estrada do Chapadão.
As manifestações começaram após uma operação em conjunto da polícia militar, força nacional e instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis – Ibama, para combater o desmatamento ilegal na região. Aproximadamente 30 serrarias e 28 caminhões com toras de madeira foram apreendidos. O material será doado para entidades sem fins lucrativos.
Ligados ao setor madeireiro, eles exigem a presença de representantes do Ministério Público e Ibama para negociar. Eles queimaram pedaços de madeira e também pneus para evitar a passagem dos veículos. A polícia militar tentou negociar a liberação da via com os manifestantes, mas não teve sucesso.
Na última quinta-feira, dia 30 de maio, o ministro Sérgio Mouro autorizou o emprego Da Força Nacional para dar apoio na operação junto ao Ibama nas ações de combate à exploração e industrialização ilegal de produtos florestais no Pará. A atuação deve durar 8 dias, contados partir de 27 de maio.
Agentes do Ibama estão abrigados no quartel da polícia militar do município, sendo impedidos de deixar a área. Duas vezes por dia a rodovia é liberada para que alguns veículos possam passar.
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 30°
Sol com muitas nuvens e chuva