Terça, 26 de Janeiro de 2021
93 9192-6623
Polícia Polícia

Polícia Civil deflagra operação contra lavagem de dinheiro em Novo Progresso

Polícia Civil deflagra operação contra lavagem de dinheiro em Novo Progresso

02/06/2019 14h29 Atualizada há 2 anos
8
Por: confirmanoticia
Polícia Civil deflagra operação contra lavagem de dinheiro em Novo Progresso

A Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (DECOR), por meio da Divisão de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), deflagrou na quinta-feira (30), mais uma fase da Operação Alpes Tour, em Novo Progresso, sudoeste do Pará, para combater um esquema de lavagem de dinheiro cometido em empresas da cidade e que tem, como "pano de fundo", o tráfico de drogas.

Durante a operação, uma equipe de policiais civis prendeu em flagrante, por prática de crimes ambientais na região, Davileine Garcia Pagliuca Vieira, investigada por envolvimento no esquema. Essa foi a primeira operação policial sob coordenação da Decor - Diretoria Estadual de Combate à Corrupção, instituída no último dia 7 de maio, por decreto do governador do Pará, Helder Barbalho. A Decor tem como diretor o delegado Herbert Renan Souza.

A primeira fase da operação, deflagrada em 19 de fevereiro deste ano, resultou no cumprimento de dois mandados judiciais de busca e apreensão domiciliar realizados na sede de uma empresa de materiais de construção e na casa do proprietário do estabelecimento, na Rua Iriri, bairro de Vista Alegre, em Novo Progresso. Nessa ocasião, a investigação foi iniciada para apurar o crime de lavagem de dinheiro na empresa cometido para dissimular a origem ilegal de ativos financeiros. Foram constatadas movimentações financeiras incompatíveis com as atividades desempenhadas pela empresa, conforme as condições econômicas do empreendimento, inclusive, com transferência de valores a pessoas jurídicas (empresas) em outros Estados que não possuem vínculo com a empresa.

Em fevereiro, um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), órgão do Ministério da Fazenda, apontou inconsistências bancárias envolvendo essa empresa sediada em Novo Progresso. Assim, o delegado Alexandre Silva instaurou inquérito policial para investigar o esquema de lavagem de dinheiro no local. Documentos e outros materiais foram apreendidos para passar por análises.

No dia de ontem, a equipe de policiais civis da DRLD, sob comando do delegado Alexandre Silva, na continuidade das investigações, deu cumprimento ao mandado de busca e apreensão domiciliar em dois endereços de Davileine Garcia Pagliuca Vieira, na sede do município. Os mandados judiciais foram deferidos pela Comarca de Novo Progresso.

A operação contou com o apoio de policiais da Superintendência Regional do Tapajós, da Delegacia de Polícia de Novo Progresso e GRAESP (Grupamento Aéreo de Segurança Pública) para deslocamento aéreo na região. Davileine é esposa de Alexandre Vieira dos Santos, condenado no ano de 2015, por associação para o trafico de drogas, pela Comarca de Porto Espiridião, no Estado de Mato Grosso.

Conforme o delegado, a operação tem por foco principal os alvos que estão envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro. Durante o cumprimento da busca, em um dos endereços de Davileine, os policiais civis constataram crime ambiental em área de floresta nacional, na região conhecida como Flona Altamira.

No local, Davileine e o esposo dela, Alexandre Vieira dos Santos, usavam tratores e uma motosserra para praticar desmatamento ilegal. No momento da chegada dos policiais civis, Alexandre fugiu por dentro de uma mata. A mulher foi detida e conduzida para a Delegacia de Novo Progresso, para ser autuada pelos crimes de destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente; por cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente sem permissão da autoridade competente e utilizar motosserra em florestas e demais formas de vegetação sem licença. Ela permanece presa à disposição da Justiça. A operação vai continuar para desarticular o esquema criminoso na região.

(Assessoria PC/PA)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 00h11 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
8.4 km/h Vento
87.2% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio