Terça, 15 de Junho de 2021 15:26
93 9192-6623
Municípios Volta às aulas

Professores pedem a suspensão das aulas em Porto de Moz

Surgimento de novos casos de Covid causaram preocupação na comunidade educacional

13/04/2021 20h01 Atualizada há 2 meses
Por: Jornalismo
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Ao ver essas imagens fica evidente o motivo que levou os profissionais da educação a pedirem a suspensão das aulas em Porto de Moz. Dezenas de alunos da escola municipal Dom Bosco aparecem no meio da rua, de uniformes, aglomerados e sem máscara.

As aulas foram retomadas no município no dia 05 de abril e sete dias depois o movimento contra o retorno ganhou corpo. Segundo pais e responsáveis não houve uma consulta pública à comunidade, e o retorno das aulas de forma presencial teria sido uma decisão da secretaria de educação e da prefeitura.

Para garantir a aprovação da comunidade, os pais foram obrigados a assinar um termo de responsabilidade, assumindo o risco de enviar os filhos para a escola. No termo, os pais se comprometem a não responsabilizar a escola ou o poder público municipal em caso de contaminação. O caso foi denunciado na câmara de vereadores, em Porto de Moz, e uma ocorrência foi protocolada no conselho tutelar do município.

De acordo com o vereador, vários professores, e funcionários das escolas começaram a apresentar os sintomas. Com medo de represália, muita gente usou as redes sociais, relatando o medo de contrair o vírus.

Nós tentamos contato com vários professores, mas eles não aceitaram gravar entrevista. Uma pessoa que trabalha na escola Dom Bosco relatou a nossa equipe que um funcionário adoeceu e acabou contaminando outros parentes. Apesar da suspensão das aulas ter sido oficializada na escola, muitos profissionais terão que voltar ao trabalho para garantir conteúdo remoto aos estudantes.

Um aviso foi afixado no portão da escola informando a suspensão da escola. Segundo o aviso, o prazo para retorno é indefinido. No portal da transparência para os dados sobre a covid-19, em Porto de Moz, os últimos dados divulgados são do dia 08 de abril, quando a cidade tem 1.236 casos confirmados, 28 óbitos, 01 paciente internado no hospital regional e 02 pacientes no hospital do município. Nas últimas 24hs, 04 casos foram registrados. O caso foi denunciado ao ministério público.

Segundo o boletim regional da Sespa, desde o início da pandemia, a região já registrou 23.112 casos da doença, e 422 óbitos. De acordo com a Sespa, 100% dos leitos de UTI destinados para a região estão ocupados, e 65,45% dos leitos clínicos estão com pacientes.

Confira a reportagem completa:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto de Moz - PA

Porto de Moz - Pará

Sobre o município
Porto de Moz é um município brasileiro do estado do Pará. Em 1758, foi criado o Município pelo governador e capitão-general Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Características geográficas Área total [3] 17 422,876 km² População total (IBGE/2016)39.246 habitantes
Altamira - PA
Atualizado às 15h17 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

34° Sensação
6 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.