Segunda, 12 de Abril de 2021 12:23
93 9192-6623
Municípios Covid-19

Aldeias estão há quase 30 dias sem nenhum caso de Covid-19

Desde o dia 14 de Março não é registrado novos casos de transmissão, segundo o Dsei

07/04/2021 19h53
Por: Jornalismo
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Altamira completou no último dia 03 de abril, um ano do primeiro caso da Covid-19. Com o avanço do vírus, os primeiros contaminados foram registrados em Terras Indígenas. Somente no território altamirense são 560 infectados, todos já recuperados, segundo Boletim Epidemiológico divulgado pelo Dsei, Distrito Sanitário Especial Indígena.

Desde 14 de março, o Dsei Altamira não registra nenhum caso de transmissão entre os índios da região Xingu. O Distrito, além de Altamira, também é responsável pelas Terras Indígenas dos municípios de Anapu, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e São Félix do Xingu. Ao todo, 1810 casos confirmados, 2 não resistiram as complicações da Covid-19.

Ações para evitar a contaminação entre os indígenas foram feitas. Uma delas, a condução dos índios que moravam em Altamira de volta as Terras Indígenas de origem. Já durante a campanha de vacinação, índios da Terra Indígena Cachoeira Seca resistiram à imunização, mas no final acabaram sendo conscientizados.

As Terras Indígenas do Xingu são de difícil acesso, o que acaba colaborando para a demora da vacinação. Mas segundo o Dsei, cerca de 80% da população prioritária já foi imunizada.

Confira a reportagem completa:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.