Segunda, 12 de Abril de 2021 13:43
93 9192-6623
Municípios Região Xingu

Municípios da região são afetados com as cheias dos rios

Muitas famílias ficaram desabrigadas

06/04/2021 19h38 Atualizada há 6 dias
Por: Jornalismo
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A cena comum na região não chamaria tanta a atenção não fosse o fato da embarcação estar trafegando sobre a faixa de areia da praia, em Porto de Moz.

A última cheia histórica que atingiu o município de Porto de Moz aconteceu em 2008 quando o nível do rio subiu 8 metros acima da cota normal, e deixou metade da cidade debaixo d´água. O porto ficou submerso, e os bairros onde existiam palafitas precisaram ser desmobilizados.

Em fotos enviadas por moradores é possível ver que o porto da cidade já foi afetado pela cheia, e vários bairros estão com ruas alagadas.

Porto de Moz não é a única cidade da região a sofrer com alagamentos, em Pacajá, seis bairros já estão afetados além de parte da área rural. Segundo a prefeitura, 910 pessoas já estão recebendo atendimento pela secretaria de promoção social.

O rio Pacajá corta a cidade que leva o mesmo nome, e de acordo com a defesa civil do município já atingiu a cota limite. Segundo a prefeitura, 506 pessoas foram afetadas diretamente.

A prefeitura de Pacajá informou que já providenciou o cadastro social dessas famílias, e está fornecendo água potável, e cestas básicas. A nota esclarece que o nível do rio vem sendo monitorado pela defesa civil do município. Na última cheia histórica, mais de 3 mil famílias ficaram desabrigadas na região do Xingu. 

Por meio de nota, a prefeitura de Porto de Moz em informou que já existe um plano de contingência e partes de algumas ruas da cidade já foram afetadas pela alta do Rio. Segundo a nota algumas casas foram afetadas e a prefeitura já está  dando apoio a essas famílias através da secretaria de assistência social. Ainda segundo a prefeitura, o Porto não está no fundo, mas foi afetado devido a alta do Rio na semana Santa. A nota encerra dizendo que não há famílias desabrigadas e a prefeitura já está em contato com a Defasa Civil de Altamira e do Estado.

Confira a reportagem completa:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 13h30 - Fonte: Climatempo
32°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

36° Sensação
11 km/h Vento
63% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.