Segunda, 12 de Abril de 2021 12:58
93 9192-6623
Altamira Coronavírus

Altamira ganha novos leitos para pacientes com Covid-19

Casos aumentam consideravelmente no município

08/03/2021 16h16 Atualizada há 1 mês
Por: confirmanoticia
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Após a abertura de 30 novos leitos disponibilizados a pacientes diagnosticados com a Covid-19 em Altamira, o governador do estado disponibilizou aeronaves para o encaminhamento de pacientes graves para o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba.

A contratação foi feita através da 10ª Regional da Secretaria de Saúde do Estado, de imediato, o município conseguiu a liberação dos 5 primeiros leitos em um hospital particular da cidade, para atender pacientes que estavam internados na UPA, aguardando internação.

Para atender pacientes confirmados com a doença foi necessário ainda a mudança no horário de funcionamento das Unidades de Referência, que atendem pacientes com sintomas leves e moderados. Antes, funcionavam somente de segunda a sexta de 7h às 19h e agora os órgãos atendem também aos finais de semana no horário de 7h às 18h. As Unidades funcionam na Escola João Rodrigues, no Mutirão e no Centro de Convenções, no Premem.

Os números vem crescendo de forma alarmante no município. No dia 07 de fevereiro Altamira estava com 7.621 casos confirmados da doença e 154 óbitos. 

Um mês depois, o município contabilizou 8.777 casos e 175 óbitos. Em apenas um mês, mais de mil pessoas (1.156) positivaram para a Covid-19 e 21 pessoas morreram.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Epidemiológica, informou que os testes estão sendo realizados no Centro de Diagnóstico, na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, nas Unidades de Referência Sentinela, além dos hospitais no momento em que o paciente faz a internação apresentando os sintomas da Covid-19, e em todas essas unidades o teste rápido é feito de forma gratuita.

"É importante ressaltar que os testes só podem ser realizados quando o paciente está em tempo hábil de coleta, para não termos um falso negativo. A contagem dos casos confirmados do município é feita através das notificações que todos os setores que atendem os pacientes com suspeita de Covid-19, encaminham para a vigilância epidemiológica."

Já a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que "monitora diariamente o número de casos de Covid-19 em todo o Estado. Informamos, ainda, que recentemente foram ampliados mais 30 leitos clínicos no Hospital Santo Agostinho e há retaguarda de 20 leitos de UTI no Hospital Regional de Altamira. Em caso de necessidade o Hospital de Campanha de Altamira poderá ser reativado a qualquer momento."

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 12h50 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

34° Sensação
11 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (28mm) Chance de chuva
Amanhã (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.