A denúncia, que vem de Senador José Porfírio, mostra a situação de um paciente que está internado há mais de uma semana aguardando por um leito no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT).
José Osvaldo de Oliveira se acidentou dentro da casa onde mora. Ele precisa fazer uma cirurgia, mas no hospital do município, onde está internado mais de uma semana, não há suporte.
Senador José Porfírio fica mais de 150 quilômetros de Altamira, porém o acesso mais rápido é de barco. E é só o HRPT que atende casos de alta complexidade da região Xingu.
A nossa reportagem já registrou vários casos de falta de leito na unidade hospitalar. No último caso, Camila Rodrigues da Silva, aguardava atendimento especializado para tratar de meningite no Hospital Regional Público da Transamazônica. Ela chegou a ficar internada na Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu.
Outra situação de pacientes que aguardam na fila de uma cirurgia está Francisco Albuquerque de Souza diagnosticado com hérnia umbilical, não tem previsão para fazer o procedimento. A Secretaria de Saúde dá o caso como eletivo sem urgência de cirurgia. Mas a irmã do José Osvaldo pede ajuda.
A equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) entrou em contato informando a liberação do leito. "O paciente já está sendo preparado e segue para o Hospital Regional ainda hoje", informaram.
Mín. 22° Máx. 39°