Valdeni de Melo Silva pede socorro chora ao pedir ajuda para a esposa. Ele está acompanhando a mulher há uma semana.Ele conta que a esposa, Camila Rodrigues da Silva, esteve na unidade a cerca de dez dias, mas após apresentar piora no quadro de saúde, ela precisou voltar. E agora ele pede que ela seja transferida para um leito no regional.
De acordo com o portal da transparência para a Covid-19, do estado, a região do Xingu está 80% dos leitos clínicos ocupados, e 95% dos leitos de UTI. A meningite geralmente é causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica.
As vacinas podem prevenir algumas formas de meningite. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, necessitando de tratamento antibiótico urgente.
Em nota, a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) esclarece que "após conversa com o esposo da paciente foi explicado que a mesma está recebendo toda a medicação necessária para seu tratamento, mas por conta dos casos de COVID-19 a liberação dos leitos que é regulamentada pela Sespa está sendo demorada.
A direção da UPA informa ainda que a paciente está com meningite Fúngica e já está recebendo todo o tratamento necessário enquanto aguarda a liberação do leito para ser transferida."
Já a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que aguarda informações, por parde da UPA, do teste de COVID da paciente, bem como informações sobre o quadro clínico atualizado para fazer o direcionamento a uma unidade de referência adequada. “A Sespa ressalta que o resultado do teste é essencial para o encaminhamento do paciente para um leito COVID ou não COVID, para que não haja comprometimento do quadro de saúde.”
Mín. 24° Máx. 32°
Mín. 24° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 22° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.