Segunda, 12 de Abril de 2021 12:07
93 9192-6623
Altamira Alagamentos

Famílias pedem socorro para deixar área da Lagoa em Altamira

Casas alagam durante fortes chuvas.

01/03/2021 15h40
Por: Jornalismo
Famílias pedem socorro para deixar área da Lagoa em Altamira

O inverno rigoroso segue fazendo vítimas na área da lagoa, em Altamira sudoeste do Pará. Sem ter para onde ir, muitas famílias acumulam prejuízos.

A área da lagoa foi desmobilizada após um acordo entre a empresa Norte Energia, a prefeitura de Altamira e o Ibama. A discussão longa levou a uma demora na remoção das famílias e no processo de indenização. Quem vivia na parte alagada foi o primeiro a ser retirado e realocado para outros lugares, mas quem mora ao redor ainda sofre com os alagamentos. 

 Cerca 370 famílias ainda estão nessa situação. São casas que ainda não foram removidas porque o processo de realocação foi suspenso. 

 As famílias que não foram removidas fazem parte de uma ação movida pelo Mab junto ao ministério público federal, que conseguiu garantir que as famílias fossem reconhecidas como atingidas. O direito foi reconhecido, mas o benefício ainda não foi garantido. 

O movimento espera que com apoio da prefeitura cerca de 20 imóveis sejam desmobilizados e essas famílias recebam aluguel social até o final do inverno, quando o volume de água tende a reduzir. 

Em nota a prefeitura municipal de Altamira informou que em relação à lagoa do Independente I, a atual gestão tem total interesse em dialogar com a empresa Norte Energia, a fim de encontrar soluções para acabar com esse problema que aflige os moradores que vivem no entorno. A empresa Norte Energia informou que presta os seguintes esclarecimentos:

✓ Todas as famílias impactadas diretamente pelo empreendimento UHE Belo Monte, reconhecidas e oficialmente lavradas no Termo de compromisso assinado em 16 de outubro de 2018 pela Norte Energia e a Prefeitura de Altamira, com a interveniência do IBAMA, foram remanejadas;

✓ A empresa mantém canais de diálogo e comunicação permanentes e reafirma seu compromisso com as pessoas, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região onde está instalada a UHE Belo Monte, maior hidrelétrica 100% brasileira.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 11h50 - Fonte: Climatempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 32°

34° Sensação
9 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (28mm) Chance de chuva
Amanhã (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.