Apesar da urgência em imunizar os públicos prioritários à vacinação segue lenta em todo o país. O Pará, segundo o governo, é o estado que menos recebeu doses da vacina, enquanto isso, Altamira também reclama de ter recebido menos doses do que necessitaria.
Com 252 doses destinadas ao público com 90 anos ou mais, Altamira imunizou até agora apenas 117 idosos, todos residentes na área urbana do município, atendidos através do sistema drive-thru, que é a vacinação feita na rua, com o idoso dentro do carro ou no imóvel do idoso após prévio cadastro para quem não possui condições de locomoção.
Sem poder sair da área rural, os idosos que têm 90 anos ou mais precisariam ser imunizados nessas localidades, mas segundo a prefeitura, a logística complexa impede que a campanha de vacinação contra a covid-19 chegue até eles nesse momento.
Segundo o IBGE, cerca de 6.538 pessoas com mais de 60 anos vivem em Altamira. Destas, 111 teriam 90 ou mais, já em áreas rurais vivem cerca de 1.033 idosos com 60 anos ou mais.
Em uma nota divulgada pela secretaria de saúde, a coordenação de imunização informa que está aguardando o envio de doses destinadas a outros públicos com faixas etárias mais baixas para poder planejar o deslocamento das equipes até essas áreas. E ainda não há previsão para que isso ocorra.
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.