A enfermeira Shirley Cuimar Cruz Maia de 39 anos foi a primeira paraense vacinada contra a Covid-19 em Belém. Em Seguida Marielza da Silva Monteiro, 57 anos recebeu a dose da CoronaVac. As duas imunizadas atuam na linha de frente no combate a pandemia do Hospital de Campanha no Hangar.
Nas redes sociais o governador Helder Barbalho comemorou o início da campanha. "É com muita alegria e emoção que iniciamos a vacinação contra a Covid-19 aqui no Pará. Duas profissionais de saúde de Belém e um profissional de saúde de Ananindeua foram os primeiros a serem imunizados", escreveu.
A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o coronavírus aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no Hangar, Centro de Convenções em Belém. Ainda durante a coletiva o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que, após o evento, irá para Marabá, de onde partirá para Bom Jesus do Tocantins, onde irá vacinar a primeira indígena uma idosa, de 105 anos, da aldeia Gavião Kyikatêjê. De acordo com Helder 48.680 vacinas foram adicionadas ao quantitativo de vacinas, que serão são destinadas exclusivamente à população indígena.
Confira as fases do plano de imunização
1ª fase
Trabalhadores de saúde
Pessoas comais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência
Indígenas aldeados
Profissionais da Segurança Pública na Ativa
2ª fase
Idosos d e 60 a 79 anos de idade
Idosos a partir de 80 anos
Povos e comunidades tradicionais quilombola
3ª fase
Indivíduos que possuam comorbidades
Trabalhadores da educação
Forças Armadas
Funcionários do sistema de privação de liberdade
População privada de liberdade
(Com informações G1)
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 22° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.