Uma equipe da Marinha do Brasil está na região do Xingu fiscalizando o fluxo de embarcações. Além da documentação, eles monitoram a lotação de passageiros. Três militares estiveram vistoriando embarcações no porto, em Vitória do Xingu. O trabalho durou a manhã toda, mas como embarcações parte até o início da noite, eles retornam ao trabalho no final da tarde.
Os militares não gravaram entrevista, mas informaram que a operação é programada e começou por Altamira. Eles já estão na região há 15 dias, e fiscalizam o fluxo de embarcações no rio Xingu. Além da documentação, eles checam a presença de equipamentos de segurança, e a lotação de passageiros.
Durante a fiscalização foram flagradas irregularidades com a documentação de embarcações em Vitória do Xingu. Segundo os militares, por questões de segurança os dados só podem ser revelados após o término do trabalho, quando a operação for concluída. Mas de acordo com a equipe, a falta de licença para transportar passageiros é a irregularidade com maior incidência na região.
Nossa equipe questionou os militares sobre a suspensão de viagens entre o Pará e o Amazonas. Segundo eles, ainda não houve nenhuma notificação quanto a esse tipo de fiscalização, mas além das orientações de rotina sobre segurança, os protocolos de fiscalização agora incluem as medidas de proteção contra a covid-19.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 22° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.