Uma Unidade Básica de Saúde Fluvial que custou quase R$2 milhões aos cofres de São Félix do Xingu está parada no porto, em Vitória do Xingu, desde julho de 2020. O navio hospitalar está atracado e não há previsão para sua remoção.
A unidade foi construída em um estaleiro, em Manaus. Foram quase dois anos até que ela ficasse pronta, e um investimento de R$1.890.000,00. Ela foi adquirida pela prefeitura de São Felix do Xingu e,em julho de 2020, deveria ter saído daqui para dar suporte ao atendimento de comunidades ribeirinhas.
Um erro da transportadora atrasou os planos. A empresa contratada para retirar o navio da água e transportar de caminhão até Altamira, enviou um veículo que não suspeitava o peso da embarcação. Sem conseguir resolver o problema, a prefeitura deixou a unidade em Vitória do Xingu.
Pesando quase 30 toneladas, a embarcação conta com 10 consultórios médicos, alojamentos, cozinha e lavanderia. Montada para percorrer os rios da região, a estrutura tem capacidade para fazer pequenas cirurgias e até partos.
A UBS ficou pronta em junho e em julho chegou em Vitória do Xingu. A empresa transportadora tentou tirar a estrutura com a ajuda de um guindaste, mas o peso excessivo impediu a manobra.
Nossa equipe entrou em contato com a secretaria de saúde, em São Félix do Xingu, e aguarda uma resposta.
Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 21° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.