Quarta, 27 de Janeiro de 2021 01:53
93 9192-6623
Geral Ibama

Ibama vai definir vazão de água de Belo Monte

Ibama vai definir vazão de água de Belo Monte

03/12/2020 16h25 Atualizada há 2 meses
21
Por: confirmanoticia

A Norte Energia será obrigada a liberar volume maior de água na volta grande do Xingu. A medida é tomada para minimizar danos ambientais.

Desde o início da estiagem na região, ribeirinhos, pescadores e indígenas sofrem com o baixo nível do rio. Isso vem se refletindo na vida de quem depende do Xingu.

Os impactos são sentidos após a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no município de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Para minimizar os danos, a empresa será obrigada a liberar uma quantidade maior de água, para atender a volta grande, região mais impactada pelo empreendimento.

são 130 quilômetros de extensão de rio onde a vazão é controlada pela concessionária de Belo Monte. As novas regras de liberação serão de responsabilidade do Ibama, instituto que liberou o licenciamento ambiental da obra.

A Norte Energia fechou a barragem principal da usina, em novembro de 2015. Com essa ação, média de 80% da água vai para um canal artificial com mais de 20% quilômetros, onde foram construídas as turbinas de belo monte.

Várias comunidades da volta grande sofrem com a seca no rio Xingu além do impacto na fauna local refletindo no sustento das famílias ribeirinhas. A empresa alega que a região sofre com uma das piores estiagens nos últimos 51 anos.

Até o momento a Norte Energia não se posicionou sobre a decisão.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 01h38 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 30°

23° Sensação
8.1 km/h Vento
86% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.