Terça, 15 de Junho de 2021 15:59
93 9192-6623
Geral Operação

Operação desarticula associação criminosa especializada na produção de fake news eleitorais no Pará

Operação desarticula associação criminosa especializada na produção de fake news eleitorais no Pará

05/11/2020 11h48 Atualizada há 7 meses
Por: confirmanoticia
Operação desarticula associação criminosa especializada na produção de fake news eleitorais no Pará

A Operação “Gato Escaldado”, realizada na quarta-feira (04), desarticulou uma associação criminosa especializada na produção de 'fake news' eleitorais no município de Tucuruí, no sudeste do Estado. A ação foi realizada pela Polícia Civil em parceria com o Ministério Público Eleitoral para dar cumprimento a mandados de prisão e busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra dois homens e uma mulher, os quais eram responsáveis pela produção e disseminação do material ilícito.

Nas residências dos presos foram apreendidos vários telefones celulares, chips, materiais de propaganda política irregular, galões de combustível, além de computadores, HDs, pen drives, dentre outros objetos.

Os presos foram encaminhados a sede do Ministério Público Eleitoral, onde estão sendo ouvidos e o material apreendido será encaminhado para perícia após autorização judicial. Após inquérito instaurado, eles vão responder pelos crimes eleitorais previstos nos artigos 326-A, 324 e 325 pela prática de crime ou ato infracional na propaganda eleitoral, imputando-lhe fato de caluniar e ofender a reputação de outras pessoas, além de associação criminosa.

Segundo o Superintende da Região do Lado de Tucuruí, Delegado Rommel de Souza, o crime de fake news eleitoral atinge não apenas as pessoas responsáveis pela sua produção, mas também todos que a divulgam em grupos e redes sociais, por essa razão e considerando a quantidade de material apreendido, uma nova operação poderá ser deflagrada a qualquer momento.

Permanecem foragidos, Suely Barros Carvalho e Toni Ramos Fernandes, este segundo era a pessoa que produzia os áudios falsos veiculados na internet em vários municípios da Região do Lago de Tucuruí.

Participaram da operação três promotores de justiça de Tucuruí, além das equipes policiais civis de Tucuruí e do Breu Branco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 15h57 - Fonte: Climatempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 30°

35° Sensação
7 km/h Vento
66% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.