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Inmetro realiza perícias em medidores de energia da Celpa

Inmetro realiza perícias em medidores de energia da Celpa

12/03/2019 15h40 Atualizada há 2 anos
Por: confirmanoticia
Inmetro realiza perícias em medidores de energia da Celpa

Uma Equipe do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, de Belém, iniciou em Altamira as perícias em relógios medidores de energia da Celpa. As equipes saíram por volta das 9H30, e iniciaram no bairro Alberto Soares. Participaram da ação, representantes do Procon de Altamira, Ministério Público do Estado (MPE), e Rede Celpa.

A população tem se mobilizado desde o ano passado contra as cobranças consideradas abusivas pela concessionária de energia elétrica. Após diversas reuniões no MPE, foram marcados os dias para a realização das perícias em 100 residências de diferentes bairros da cidade.

As análises serão feitas até o dia 22 de março. A principal dúvida é quanto à medição de energia através dos relógios. Por isso, a perícia é importante para tentar acabar com todos os questionamentos e denúncias sobre a tarifa de cobrada na região. Os relógios de cada residência serão trocados e encaminhados para Belém, onde passarão por uma análise, e somente após todos passarem por uma perícia minuciosa, o resultado será divulgado.

Ação 2018

O Tribunal de Justiça de Altamira (PA) proibiu a empresa de praticar atos considerados abusivos, como a instalação de medidores de energia sem o consentimento do usuário e o corte de energia devido a cobranças injustas. A decisão atende a um pedido de liminar feito pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPE).

A ação movida pelo MPE cita uma consulta pública realizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) nas comunidades atingidas por Belo Monte. Naquela ocasião, no ano de 2016, o Movimento organizou as reclamações dos atingidos quanto ao alto preço cobrado pela energia nos Reassentamentos Urbanos Coletivos (RUCs).

O pano de fundo da ação movida pelo MPE foi a mudança dos medidores analógicos para os eletrônicos realizada pela empresa. “O fato de o novo medidor digital da empresa inviabilizar o acompanhamento contínuo do consumidor cria uma odiosa assimetria de informações entre concessionária e consumidor. Tradicionalmente, o consumidor de energia elétrica possuía plenas informações sobre seu consumo. O novo medidor digital aliena o consumidor desse controle, tornando-o dependente da concessionária, detentora última das informações e do sistema de monitoramento remoto da conta do consumidor. Há nítida violação do direito à informação”, diz o texto da ação movida pelo MPE. (informações MAB)

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