Saturday, 24 de July de 2021 21:20
93 99192-6623
Geral Norte

Norte Energia e DSEI apresentam novos profissionais que atuarão em aldeias indígenas

Norte Energia e DSEI apresentam novos profissionais que atuarão em aldeias indígenas

21/10/2020 08h46 Atualizada há 9 meses
Por: confirmanoticia
Norte Energia e DSEI apresentam novos profissionais que atuarão em aldeias indígenas

Nesta semana, a Norte Energia disponibilizou mais 19 profissionais de saúde para equipes do órgão responsável pela saúde indígena no Médio Xingu. Desde o mês de agosto, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Altamira já ganhou o reforço de 142 colaboradores contratados pela Norte Energia para o atendimento à saúde indígena na região da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Segundo o coordenador do DSEI, João Caramuru, esse apoio fará a diferença no atendimento aos indígenas. “É algo histórico receber estes profissionais para trabalhar em nossas aldeias. Esse é um momento especial e que, sem dúvida, melhorará os índices de cobertura na região e a qualidade de vida nessas aldeias”, disse.

A gerente de Assuntos Indígenas da Norte Energia, Nina Fassarella, destacou que as contratações estão previstas no licenciamento ambiental de Belo Monte. “A Norte Energia tem a imensa satisfação de cumprir mais este compromisso para a melhoria das condições de atendimento em todo o Médio Xingu. A chegada destes novos profissionais vai, com certeza, melhorar o campo de atuação do DSEI, fortalecendo as ações de saúde pública indigenista na região da Usina”, acrescentou a gestora que esclareceu ainda que já está em andamento o processo de seleção para a contratação dos 28 profissionais de saúde restantes para alcançar os 170 previstos neste compromisso.

O secretário executivo do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Altamira (Condisi), José Domingos Pereira, falou sobre a receptividade dos povos indígenas com os profissionais contratados por meio da Norte Energia. “Tem sido muito positiva”, afirmou.

Os profissionais também estão otimistas. “Quando comecei a fazer o curso (de enfermagem), me identificava muito com a temática da saúde indígena. Estou ansiosa, mas confiante, acreditando que irei somar ao trabalho dos colegas nas aldeias e contribuir para melhorias do atendimento nas comunidades da nossa região”, declarou a técnica em enfermagem recém-contratada, Deyse Mendes Cardoso, de 40 anos.

(Assessoria)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 21h19 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

25° Sensação
9.3 km/h Vento
63.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Monday (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens