Sábado, 23 de Janeiro de 2021
93 9192-6623
Brasil Agressor

Agressor deverá pagar ao SUS por vítima de violência doméstica

Agressor deverá pagar ao SUS por vítima de violência doméstica

08/05/2019 09h00 Atualizada há 2 anos
0
Por: confirmanoticia
Agressor deverá pagar ao SUS por vítima de violência doméstica

Neide Bezerra trabalha como agricultora, ela conta que sofreu violência doméstica durante anos do ex-marido com quem teve dois filhos. Com medo do que poderia acontecer com os filhos, ela afirmou que depois do que sofreu decidiu fugir de casa.

A agricultora afirmou que teve que até hoje toma remédios para amenizar a dor nas cicatrizes. Para tentar reverter casos como esse, a câmara de deputados criou um projeto de lei que obriga o agressor a ressarcir o Sistema Único de Saúde - SUS, pelo valor utilizado no tratamento de mulheres vítimas de violência doméstica e aos dispositivos de segurança usados no monitoramento das vítimas. O plenário do senado aprovou o projeto no mês de março.

O ressarcimento será revertido ao ente público à qual pertence a unidade de saúde que prestar o serviço. Para proteção da mulher, o texto impede que o agressor utilize o patrimônio da vítima ou dos seus dependentes para efetuar o pagamento e ainda proíbe a possibilidade de atenuante e substituição da pena aplicada.

O sistema único de saúde gasta milhões de reais todos os anos no tratamento de vítimas de violência doméstica. A proposta ainda pune financeiramente o agressor com a obrigação de arcar com os custos das medidas protetivas. Outros dois projetos de lei trazem como objetivo a obrigatoriedade, por parte dos profissionais da saúde, denunciar a ocorrência de violência contra a mulher. Todos esses projetos estão em análise na comissão de constituição, justiça e cidadania.

O projeto de lei do senado (PLS) 202/2017 torna obrigatória a comunicação à autoridade policial, pelo profissional de saúde, de casos de violência contra mulher ou pessoa com identidade de gênero feminina. O mesmo procedimento deverá ser adotado na casa de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 13h16 - Fonte: Climatempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 33°

34° Sensação
9 km/h Vento
66% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias