Se o nascimento de um bezerro é bom, imagina de gêmeos. Agora multiplica por três. Sim! Essa é história da sardinha, a vaca de ouro da fazenda Paraíso, na Gleba Assurini.
Segundo o produtor rural, em 2017 a sardinha pariu bezerros gêmeos: um macho e uma fêmea e a família registrou já que gestação gemelar, o que não é comum entre vacas, ainda mais de sexos diferentes.
E para a surpresa de todos, em 2018 a vaca pariu de novo gêmeos, porém do mesmo sexo. As bezerrinhas cresceram saudáveis. Em 2019, a sardinha não deu cria, já em 2020, ela emprenhou e adivinhem só, um casal de bezerrinhos com cores diferentes.
E a sardinha virou sensação na propriedade da família. Todo mundo que visita faz questão de conhecer a vaca de ouro do pequeno pecuarista. E os bezerros gêmeos já foram batizados: é a caretinha e o mascarado. ’
A sardinha já tem 15 anos, segundo a médica veterinária, Amanda Maciel, que faz pós-graduação em reprodução bovina e equina, e a vaca está no período de alta fertilização.
Amanda explica que o nascimento de mais de um filhote em um mesmo parto pode ser induzido pela inseminação artificial e pela transferência de embrião que não é o caso da Sardinha, uma vaca leiteira que pariu seis bezerros de 2017 a 2020. Um fato raríssimo na região até que se prove o contrário.
Mín. 22° Máx. 40°