A Polícia Civil do Pará realizou, nesta sexta-feira (11), a segunda fase da Operação “Bertholletia Excelsa”, para combater a extração ilegal de madeira da castanheira, uma árvore protegida por lei devido à sua importância para o meio ambiente.
Durante a operação, que aconteceu na cidade de Anapu, no sudoeste do estado, foram apreendidas espingardas, uma motosserra e documentos relacionados ao transporte e venda ilegal da madeira.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Conflitos Agrários e Meio Ambiente de Altamira (DECA), com o apoio da delegacia de Anapu. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em quatro locais ligados aos suspeitos. Um homem, Valdivino Ferreira de Jesus, foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Todo o material recolhido faz parte da investigação que começou em janeiro deste ano. As investigações continuam para identificar e responsabilizar os envolvidos, tanto criminal quanto administrativamente, e para impedir a continuidade dessas atividades ilegais.
Ainda segundo a polícia, a orientação é que madeireiros, donos de serrarias, donos de caminhões, que fazem o frete, deixem de comercializar e transportar madeiras destas e de outras espécies irregularmente.