Após uma onda de manifestações cobrando convocação para os aprovados do último concurso da PM e dos Bombeiros no Pará, a secretaria de segurança pública deu uma coletiva informando que os aprovados seriam chamados gradualmente.
''Esta primeira chamada inicia dia 02 de junho, com cerca de 1.500 vagas, 1.100 policiais militares e 485 bombeiros, isso já é fato, dia 02 de junho essa formação começa. Como eu disse esse vínculo já existe, apartir dessa data todos os candidatos estarão no contra-cheque do estado'', informou Walame Machado, secretário de segurança pública.
Nesta semana em Belém, uma manifestação resultou na prisão de alguns aprovados que cobram agilidade no processo. Já em Altamira, o movimento pacifico não registrou nenhuma detenção.
A cobrança é para que todos os aprovados sejam chamados. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), a entrada nos Cursos de Formação depende da necessidade de novos profissionais e do orçamento disponível do Governo do Estado do Pará. Também é levado em conta o prazo de validade do concurso.
''O edital é muito claro, todas aquelas vagas serão totalmente cumprido, todos serão chamados dentro do prazo de validade desse concurso" segundo o secretário.