Enthonny Enzo de Souza Conceição é novo, mas já provou que tem muita história para contar no esporte, recentemente garantiu ouro no mundial de Jiu-jitsu no Gran Slam Goiânia International Championship.
O atleta é natural de Porto de Moz, município localizado às margens do rio Xingu, no Pará. Mas ele também se considera filho de Altamira, onde morou desde que era criança. Para crescer na modalidade, Enthonny contou com ajuda de um projeto social oferecido pela Prefeitura em parceria com a Norte Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, no bairro Laranjeiras, quando ainda morava em Altamira. Atualmente Enthonny mora no Mato Grosso, com os 7 irmãos, a mãe e o padrasto.
''Se não fosse por esse projeto social, eu não teria conhecido o jiu-jitsu'', declara o adolescente.
O garoto, que se apaixonou pela arte marcial aos dez anos, tem apenas um metro e meio de altura, era o mais ‘baixinho’ da competição, como ele mesmo detalha, mas nem a altura e nem o peso foram obstáculos para se tornar gigante no campeonato realizado no fim de março, em Goiânia, capital de Goiás.
Na final contra um competidor do estado de Goiás, ele conseguiu garantir apenas 6 pontos, mas nos últimos dez segundos aguentou uma chave de braço dada pelo oponente, o que garantiu a vitória dele. Superação é algo que ele já entende e se prepara para as próximas competições.