Domingo, 23 de Março de 2025
21°C 31°C
Altamira, PA
Publicidade

Quilombolas, idosas e chefes de famílias recebem benefício habitacional Sua Casa

A Cohab promoveu, pelo Dia Internacional da Mulher, uma programação especial voltada para mulheres que são protagonistas nas suas próprias história...

Por: Confirma Notícia Fonte: Secom Pará
10/03/2025 às 22h31
Quilombolas, idosas e chefes de famílias recebem benefício habitacional Sua Casa
Foto: Divulgação

A quilombola Maria Luiza do Nascimento veio da comunidade Paraíso, no município do Acará, para receber a primeira etapa do benefício habitacional “Sua Casa”, nesta segunda-feira (10) durante ação realizada pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), para beneficiar mulheres quilombolas, chefes de famílias e idosas com o cheque “Sua Casa”, benefício que auxilia famílias que precisam ter moradia digna.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A minha casa está praticamente caindo na minha cabeça, mesmo assim, ainda tinha esperança de poder ter uma casa melhor, e hoje graças a Deus e à Cohab estou com o meu cheque em mãos e vou poder iniciar minha obra”, disse a quilombola Maria Luíza.

O benefício habitacional Sua Casa consiste na doação de valores, em duas etapas, que podem chegar até R$ 21 mil para famílias adquirirem material de construção e construção e pagamento da mão de obra do pedreiro para garantir moradia digna.

A idosa Isaura Soares, moradora de Ananindeua, esperou mais de 60 anos para sonhar em ter uma casa nova. “Eu imagino uma casa de alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha, e tudo bonitinho, agradeço a Deus por essa benção”, disse a idosa.

Para o diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, é emocionante atender mulheres que são protagonistas da própria história de vida. “Todo homem tem de ser ciente do papel da mulher em sua vida, pois nascemos de uma, e temos filhas, irmãs e sabemos a força que toda mulher tem, e espero estar à frente da Cohab para sempre poder garantir que elas tenham acesso, de forma prioritária ao benefício habitacional Sua Casa, assim como ao título de propriedade de suas casas, que é esta a missão maior da Cohab, atender a quem precisa. Eu estou entregando esses benefícios e faço questão de entregar em nome da nossa vice-governadora Hana, que é um exemplo de mulher forte, qualificada, concursada, premiada, que desenvolve um trabalho brilhante no Estado, especialmente as ações voltadas em benefício das mulheres”, pontuou o presidente da Cohab.

A Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) também esteve presente para prestigiar a entrega do cheque para a senhora Maria Luiza, moradora da comunidade quilombola Paraíso-Acará, uma das beneficiadas do programa. Ao lado de Maria Luiza, Paulo Cardeal, coordenador da Diretoria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (DIR), enfatizou a importância de projetos como esses.

“Este é um momento emblemático, porque a política habitacional trabalha e ajuda diretamente na promoção de direitos humanos. A garantia digna é está na Declaração Universal de Direitos Humanos. Falar de moradia digna é falar de acesso à segurança, à saúde, à qualidade de vida e a Seirdh vem trabalhando em uma articulação junto com as comunidades quilombolas para que esse cheque chegue até elas. Isso é um avanço muito grande!", comemora Paulo Cardeal.

Mulher Cohabiana -A acão pelo Dia da Mulher da Cohab também homenageou servidores de todas as faixas etárias pelo Dia 8 de Março. A servidora mais antiga da Cohab, Regina Carepa, conta que está na instituição há cerca de 50 anos. “Quando eu comecei a trabalhar na Cohab estava sendo iniciada a construção do primeiro conjunto habitacional de Ananindeua, o Cidade Nova 1, e de lá prá cá, nesses 60 anos da Companhia, temos muita história de garantia de moradia digna para moradores de todo o Pará”, pontuou a servidora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.