Um garotinho de 4 anos pediu ajuda à Polícia Militar (PM) para reencontrar a mãe após supostamente ser abandonado em Porto de Moz, no sudoeste do Pará. O caso foi registrado durante o último final de semana e teve grande repercussão no município.
Segundo informações, na noite em que estava abandonado, ele relatou aos policiais que ao despertar do sono não encontrou mais a mãe em casa e decidiu procurá-la. O Conselho Tutelar foi acionado, mas a plantonista não estava no órgão, a criança foi levada até a delegacia até a conselheira que estava de sobreaviso chegar.
Após a história vir à tona na cidade, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) recomendou que houvesse plantão de conselheiros tutelares no município para garantir segurança a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Ainda não se sabe onde os pais estariam, a avó revelou que não sabia que o neto estava sozinho nas ruas. O delegado que acompanha o caso informou que os envolvidos devem ser ouvidos, o prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias.
Após ser encontrado pela PM andando sozinho em uma rua por volta da meia-noite, o menino foi entregue à avó que seria responsável pela criança. Abandono de incapaz é crime com pena de 6 meses até três anos de reclusão. É caracterizado quando um adulto responsável abandona outra pessoa que está sob cuidado, guarda que não tenha condições de defesa.