Uma embarcação pegou fogo na manhã do último domingo (23), no meio do rio Xingu, em Altamira, no sudoeste do Pará. A voadeira, que havia saído da orla da cidade, estava com quatro vigilantes a bordo, que estavam indo para uma base da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), situada após a barragem do Sítio Pimental da Usina Belo Monte.
As vítimas foram resgatados por outras pessoas que pescavam nas proximidades que ouviram o momento da explosão, e foram até o local para prestar socorro. Segundo informações de testemunhas, o incêndio teria começado após a mangueira de combustível ter se soltado e entrar em contato com a bateria da embarcação. Foi nessa hora que uma grande explosão ocorreu.
Uma pessoa sofreu queimaduras e precisou de atendimento hospitalar. Na embarcação estavam combustíveis e um botijão de gás a bordo, além dos pertences das vítimas. Em imagens divulgadas é possível ver como a voadeira ficou após o acidente, e dois dos quatro tripulantes retornaram para Altamira, inclusive o condutor da embarcação, que sofreu queimaduras de 2° grau.