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Programa 'Bênção': link apresenta problemas e prefeitura faz cadastro presencial

Confira a lista de documentos e locais indicados

Gustavo Freitas
Por: Gustavo Freitas
16/01/2025 às 12h37 Atualizada em 21/01/2025 às 11h11
Programa 'Bênção': link apresenta problemas e prefeitura faz cadastro presencial
FOTO: ASCOM PMA

A Prefeitura de Altamira iniciou o recadastramento de famílias no programa de distribuição de renda que, anteriormente chamado "Bênção", agora passa a ser denominado "Cartão Solidário". A iniciativa visa atender até 4 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um benefício mensal de R$300,00, um aumento em relação aos R$200,00 pagos até o ano passado.

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Locais de Atendimento

O recadastramento e cadastramento podem ser feitos presencialmente nos seguintes locais:

  • Semaps: Bairro Esplanada do Xingu, rua Acesso II, nº 370;
  • CRAS I: Bairro Esplanada do Xingu, rua Coronel José Porfírio, nº 3100;
  • CRAS II: Bairro Mutirão, travessa Dois, nº 115;
  • CRAS III: Bairro São Joaquim, rua Sabugueira, nº 215.

Os atendimentos estão disponíveis também para moradores da área rural, desde que apresentem comprovante de residência em Altamira.

Documentação Necessária

Para realizar o cadastramento ou recadastramento, é necessário apresentar os seguintes documentos (originais e cópias):

  • Identificação Pessoal:

    • Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    • CPF;
    • Título de Eleitor (com local de votação em Altamira).
  • Comprovação de Residência e Renda:

    • Comprovante de residência atualizado e de Altamira;
    • Comprovante de renda;
    • Carteira de Trabalho;
    • Cadastro Único (atualizado);
    • Número de Identificação Social (NIS).
  • Composição Familiar:

    • Certidões de nascimento e CPF de todos os integrantes da família.
  • Outras Situações:

    • Pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico atualizado com identificação e CID;
    • Solteiros(as): Certidão de Nascimento;
    • Casados(as): Certidão de Casamento;
    • Em União Estável: Contrato de União Estável;
    • Divorciados(as): Certidão de Casamento com averbação do divórcio.

Sobre o Programa

Criado em 2023, durante a gestão do ex-prefeito, o programa tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade social e estimular a capacitação profissional dos beneficiários. Atualmente, cerca de 3.800 famílias recebem o benefício, mas todas deverão passar pelo recadastramento para continuar no programa.

Atendimento Digital

Quem tiver acesso à internet pode realizar o procedimento por meio desse link disponibilizado no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura de Altamira. O atendimento presencial é prioritário para aqueles que não conseguirem acessar o sistema online.

Pagamento de Janeiro

A Prefeitura informou que o pagamento referente ao mês de janeiro não foi realizado devido à falta de informações atualizadas sobre as famílias cadastradas. Com o recadastramento, espera-se regularizar a situação e garantir o acesso ao benefício.

Para mais informações, os interessados podem procurar a sede da Semaps ou um dos CRAS indicados. O programa é uma oportunidade para muitas famílias melhorarem suas condições de vida e participarem de iniciativas que promovem inclusão social e desenvolvimento.

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